Trabalhadores ainda podem resgatar o FGTS extraordinário de R$ 1 mil; veja como

O saque do FGTS extraordinário terminou no dia 15 deste mês. O pagamento aconteceu, conforme calendário estabelecido pela Caixa. Nele, os beneficiários foram divididos por mês de nascimento. Porém, mesmo com o fim do pagamento, os trabalhadores com direito ao saque ainda podem resgatar a quantia. 

publicidade
Quem ainda recebe FGTS extraordinário em maio?
Quem ainda recebe FGTS extraordinário em maio? (Imagem: FDR)

Neste ano foi liberado o saque do FGTS extraordinário, como forma de minimizar os impactos gerados pela pandemia. Assim, o trabalhador que possuir saldo na conta (ativa e/ou inativa) poderá sacar até R$ 1 mil.

O pagamento foi liberado a partir do dia 20 de abril até o dia 15 de junho. Os trabalhadores tiveram a quantia liberada, conforme o calendário criado pela Caixa Econômica Federal. Esse dividiu os beneficiários, de acordo com o mês de aniversário. Veja todas as datas abaixo:

publicidade
Nascidos em: Recebem a partir de:
Janeiro 20/04 (qua)
Fevereiro 30/04 (sáb)
Março 04/05 (qua)
Abril 11/05 (qua)
Maio 14/05 (sáb)
Junho 18/05 (qua)
Julho 21/05 (sáb)
Agosto 25/05 (qua)
Setembro 28/05 (sáb)
Outubro 01/06 (qua)
Novembro 08/06 (qua)
Dezembro 15/06 (qua)

Quem tem direito ao saque do FGTS extraordinário?

Tem direito ao saque extraordinário do FGTS os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do fundo de garantia. Além disso, contempla aqueles que aderiram ao saque-aniversário.

Porém, caso tenha realizado a antecipação do saque-aniversário, o saldo ou parte dele estará bloqueado. É importante lembrar que a antecipação funciona como um empréstimo com a garantia do benefício.

Ainda posso sacar o FGTS extraordinário? 

Aqueles que não sacaram a quantia na data prevista ainda podem retirar o dinheiro. O calendário só informa a data de liberação do FGTS extraordinário. Porém, a data limite para a retirada dos valores é até o dia 15 de dezembro.

Caso o saque não seja feito, o valor voltará para a conta do Fundo de Garantia com suas devidas correções. O benefício é creditado automaticamente em uma conta aberta pela Caixa em nome do trabalhador.

Assim, o valor é depositado na conta Poupança Social e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. No app é possível fazer compras e pagamentos presencial e pela internet. Além disso, o usuário pode fazer transferências para qualquer instituição financeira gratuitamente, usando o DOC ou PIX.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Para sacar a quantia, basta solicitar no aplicativo do FGTS, na opção “saque extraordinário”. O app irá solicitar a confirmação ou complementação dos dados cadastrais. Por fim, deve clicar na opção “solicitar saque”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.