Consulte os valores esquecidos no seu PIS/PASEP e quando irá receber

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência ainda há recursos do PIS/PASEP 2019 para serem sacados. Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial referente ao ano-base 2019 podem consultar os valores e solicitar o saque.

Consulte os valores esquecidos no seu PIS/PASEP e quando irá receber
Consulte os valores esquecidos no seu PIS/PASEP e quando irá receber. (Imagem: FDR)

Todos os anos é pago o PIS/PASEP, sendo que o valor é igual ao número de meses trabalhados no ano-base vezes 1/12 do valor do salário mínimo. O tempo mínimo para recebimento é de um mês, porém, período igual ou maior que 15 dias é considerado como mês inteiro.

O PIS (Programa Integração Social) é voltado para os trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é para os servidores públicos e é pago pelo Banco do Brasil.

Os valores esquecidos desde 2019 podem ser sacados até o dia 29 de dezembro deste ano. A solicitação pode ser feita em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Outras opções para solicitar são:

Consultar dinheiro esquecido em bancos, loterias, INSS, DPVAT, PIS, Pasep e Imposto de Renda

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Como consultar o PIS/PASEP esquecido?

Como os benefícios são pagos por instituições bancárias distintas, a forma de consulta do abono salarial também difere. Sendo assim, para o trabalhador de empresa privada que recebe o PIS pode fazer a consulta em um dos canais:

Para o servidor público, a consulta do abono Pasep pode ser feita pela central de atendimento Alô Trabalho 158 ou aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Outra opção é pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil:

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile