Consulte os valores esquecidos no seu PIS/PASEP e quando irá receber

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência ainda há recursos do PIS/PASEP 2019 para serem sacados. Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial referente ao ano-base 2019 podem consultar os valores e solicitar o saque.

Consulte os valores esquecidos no seu PIS/PASEP e quando irá receber
Consulte os valores esquecidos no seu PIS/PASEP e quando irá receber. (Imagem: FDR)

Todos os anos é pago o PIS/PASEP, sendo que o valor é igual ao número de meses trabalhados no ano-base vezes 1/12 do valor do salário mínimo. O tempo mínimo para recebimento é de um mês, porém, período igual ou maior que 15 dias é considerado como mês inteiro.

O PIS (Programa Integração Social) é voltado para os trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é para os servidores públicos e é pago pelo Banco do Brasil.

Os valores esquecidos desde 2019 podem ser sacados até o dia 29 de dezembro deste ano. A solicitação pode ser feita em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Outras opções para solicitar são:

  • Central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
  • E-mail para [email protected] (substituindo as letras “uf” pela sigla do estado em que reside);
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
  • Através do Portal Gov.br.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019, é requisito para receber o benefício; e
  • Possuir os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Como consultar o PIS/PASEP esquecido?

Como os benefícios são pagos por instituições bancárias distintas, a forma de consulta do abono salarial também difere. Sendo assim, para o trabalhador de empresa privada que recebe o PIS pode fazer a consulta em um dos canais:

Para o servidor público, a consulta do abono Pasep pode ser feita pela central de atendimento Alô Trabalho 158 ou aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Outra opção é pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.