O que é a contribuição retroativa do INSS? Descubra e veja como fazer!

A contribuição retroativa do INSS pode ser a solução que o cidadão encontra para não perder seus direitos previdenciários. Isso, quando por algum motivo deixa de contribuir para a Previdência Social e corre o risco de ter seu tempo de pagamento parado também. Descubra quando este método é vantajoso.

O que é a contribuição retroativa do INSS? Descubra e veja como fazer!
O que é a contribuição retroativa do INSS? Descubra e veja como fazer! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A contribuição retroativa é na verdade um acerto de contas entre o indivíduo e o Instituo Nacional do Seguro Social. O objetivo é pagar as parcelas que estavam atrasadas, pois por algum motivo não foram pagas.

O objetivo é evitar que os benefícios previdenciários sejam impedidos de serem liberados. E ao contrário disso, o tempo de contribuição e a carência possam voltar a contar em favor do cidadão.

Quem pode fazer a contribuição retroativa do INSS

Atualmente, existem três tipos de segurados com direito de fazer a contribuição retroativa do INSS. São eles:

É o caso daquelas pessoas que pagam a Previdência Social sem que haja essa obrigatoriedade. Isto é, são pessoas que não exercem atividade remunerada, mas fazem o pagamento a fim de preservar seus direitos previdenciários. Nesse caso, é possível pagar guias atrasadas há menos de 6 meses.

De uma forma geral, este é o grupo de autônomos. Isto é, pessoas que trabalham por conta própria sem vínculo empregatício.

Nesse caso, ficam autorizados os pagamentos de forma retroativa em qualquer momento ou período. Não é preciso comprovar o trabalho quando o atraso for menor que 5 anos.

Pessoas que trabalham em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CTL), ou seja, com carteira assinada, têm o pagamento do INSS feito enquanto estiverem atuando.

Caso sejam demitidas podem continuar a fazer a contribuição de forma individual. Para isso, será necessário gerar todos os meses a guia de pagamento.

Aposentadoria híbrida: o que é? Como conseguir pelo INSS? (Documentos e Regras)

Como fazer o pagamento retroativo ao INSS

Quem deseja acertar suas contas com a Previdência Social, e regularizar seus pagamentos, pode acessar o portal do Meu INSS para regularização. Confira no passo a passo:

Contribuinte facultativo ou individual:

MEI:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile