Governo de PE abre inscrições para solicitação de crédito especial para MEI; veja onde e solicitar

Os Microempreendedores Individuais (MEI) pernambucanos devem ficar atentos, pois o governo estadual abriu as inscrições para solicitação de crédito especial. O recurso será direcionado aos empreendedores cujos negócios foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado em maio. 

Governo de PE abre inscrições para solicitação de crédito especial para MEI; veja onde e solicitar
Governo de PE abre inscrições para solicitação de crédito especial para MEI; veja onde e solicitar. (Imagem: FDR)

A inscrição para solicitação do crédito especial para MEI requer ter em mãos documentos como RG e CPF ou CNH, comprovante de residência atualizado e com até 90 dias de emissão, bem como o extrato do Simples Nacional referente aos últimos três anos. É importante se atentar, pois o prazo de inscrições é curto, sendo de apenas um dia em determinadas localidades.

Esta linha de crédito emergencial para MEI foi criada através de uma parceria entre o Governo do Pernambuco, a Agência de Empreendedorismo (AGE) e o Sebrae-PE. Pela iniciativa, o MEI pernambucano afetado pelas chuvas terão a chance de contratar até R$ 6 mil que podem ser usados para reestruturar e equilibrar o negócio. 

A concessão do crédito especial para MEI não cobra nenhuma taxa de juro. A solicitação pode ser feita por qualquer microempreendedor formalizada e sediado em um dos 14 municípios com decreto de estado de emergência. Além do que, também é necessário comprovar que as atividades foram negativamente impactadas pelas chuvas. 

O que é MEI? Veja como funciona, custos, regras e benefícios

Condições do empréstimo para MEI

Segundo informações da AGE, o crédito especial para MEI poderá ser parcelado em até 24 meses, sendo que os três primeiros serão de carência e o saldo de 21 meses consistem em parcelas fixas. Destacando que até 80% do valor do financiamento pode ser garantido pelo Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE)

O MEI também não precisará se preocupar com a solicitação de garantias para a análise de crédito, nem mesmo a apresentação de certidões negativas de débito. Para conceder esta linha de crédito emergencial, o Governo de Pernambuco fará um investimento aproximado de R$ 3 milhões

Vale mencionar que as iniciativas não se limitam à concessão de crédito especial. O Estado irá adiar o prazo de pagamento das parcelas obtidas pelos microempreendedores que já contrataram créditos junto à AGE anteriormente, incluindo o Crédito Popular. 

A princípio, a prorrogação se refere aos meses de abril, maio, junho e julho de 2022. Com esta investida, o governo espera beneficiar cerca de 1,5 mil empreendedores

Solicitação do crédito para MEI

É importante explicar que as solicitações serão presenciais. Veja o cronograma:

Cabo de Santo Agostinho

Camaragibe

Goiana

Jaboatão dos Guararapes

 

Macaparana

Moreno

Nazaré da Mata

Olinda

Paudalho

Paulista

Recife

 

 

São José da Coroa Grande

São Vicente Férrer

Timbaúba

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile