O Governo Federal paga uma parcela extra do Vale Gás liberada em junho. Neste mês, a bimestralidade consiste em R$ 53, quantia direcionada a 5,68 milhões de famílias beneficiárias.
A quantidade de contemplados foi elevada pelo Ministério da Cidadania ainda neste mês. Em abril, somente 5,39 milhões de vulneráveis eram contemplados pelo Vale Gás. De toda forma, o aumento aproximado de 30 mil não foi o bastante para zerar a fila de espera pelo benefício.
Isso porque, dados apurados pelo Congresso Nacional indicam que outros 24 milhões de brasileiros são elegíveis ao Vale Gás, mas ainda não foram incluídos no programa. O Vale Gás foi implementado no final do ano passado, sua criação partiu da dificuldade de famílias vulneráveis para adquirir o gás de cozinha.
O Vale Gás concede um recurso bimestral no valor equivalente a 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg. A quantia pode variar de acordo com a apuração mais recente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Mensalmente, a ANP faz relatórios para apurar o valor médio do botijão de gás de cozinha. Esta é a análise usada como referência pelo governo através dos ministérios da Economia e Cidadania para definir a quantia paga pelo Vale Gás.
Quem pode receber o Vale Gás?
Podem receber o Vale Gás os cidadãos que:
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU
- Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
- Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Contudo, é importante lembrar que o alcance do programa é limitado. Sendo assim, foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:
- Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
- Com menor renda;
- Que tenham maior quantidade de integrantes;
- Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
- Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).
Calendário do Vale Gás em junho
- 17 de junho: NIS final 1;
- 20 de junho: NIS final 2;
- 21 de junho: NIS final 3;
- 22 de junho: NIS final 4;
- 23 de junho: NIS final 5;
- 24 de junho: NIS final 6;
- 27 de junho: NIS final 7;
- 28 de junho: NIS final 8;
- 29 de junho: NIS final 9;
- 30 de junho: NIS final 0;