Caminhoneiros suspendem greve após recado dado por Bolsonaro

O caminhoneiro Marcos Antonio Pereira Gomes, conhecido como “Zé Trovão”, fez um apelo aos caminhoneiros para que não entrem em greve. O vídeo foi compartilhado pelo presidente da república em suas redes sociais.

Caminhoneiros suspendem greve após recado dado por Bolsonaro
Caminhoneiros suspendem greve após recado dado por Bolsonaro (Imagem: Montagem/FDR)

O vídeo divulgado por Zé Trovão pede que os caminhoneiros aguardem até a próxima segunda-feira (27). Segundo ele, que é apoiador de Bolsonaro, o presidente está fazendo tudo o que pode para conseguir viabilizar o transporte brasileiro”.

No vídeo, o caminhoneiro afirma que a Petrobras quer “dar um golpe” no presidente e no país. Segundo ele, para isso, a petroleira tenta inviabilizar o trabalho dos caminhoneiros e, assim, afetar todo o Brasil.

Zé Trovão pede que na próxima segunda-feira (27), a categoria faça uma paralisação. No dia, segundo ele, os profissionais devem ir para frente das refinarias e da Petrobras para conseguirem as reivindicações.

Segundo o caminhoneiro, a categoria pede uma redução de 25% no preço do diesel e 15% na gasolina e no álcool. Além disso, a classe solicita outras reivindicações, com o intuito de viabilizar o trabalho.

Caso os pedidos não sejam atendidos, Marcos afirma que irão realizar um movimento mais organizado na próxima segunda (27). Diante disso, é esperado que o governo e a Petrobras se pronunciem.

(13) Afinal, como funciona o ICMS e por que ele gera tanta polêmica? – YouTube

Os caminhoneiros devem esperar por mudanças

No último sábado, a Petrobras realizou mais um reajuste no preço dos combustíveis. Assim, a gasolina subiu 5,2% e o diesel 14,2%. Após isso, o presidente Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, fizeram duras críticas à estatal.

Segundo Bolsonaro, a Petrobras possui hoje um lucro seis vezes maior que as demais petroleiras do mundo. Além disso, a estatal foi a única a não congelar os preços durante os últimos anos, mesmo com a crise gerada pela pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia.

Diante desse cenário, o Bolsonaro solicitou a Lira a criação de uma CPI para investigar a cúpula da Petrobras. Na última segunda-feira (20), o presidente da estatal, José Mauro Coelho renunciou ao cargo.

O governo indicou o nome do secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade. Por enquanto, Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, comanda a empresa até que haja uma eleição e posse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.