Queridinha no BR: Conheça produto com alta de consumo mesmo com aumento na inflação

Quando vão ao supermercado os brasileiros têm se deparado com o aumento de preço dos alimentos e bebidas. Isso é reflexo da alta da inflação que atinge todo o país. No entanto, mesmo com os preços subindo um produto não deixou de ser consumido. A cerveja continua sendo a queridinha nas compras dos brasileiros.

Publicado pelo portal G1, um levantamento feito pelo Euromonitor mostra que em 2021 o volume de venda das cervejas subiu em 7,6%. Com esses números foi atingido um recorde com 14,3 bilhões de litros vendidos.

O melhor resultado, até então, havia sido no ano de 2014 quando o Brasil sediou a Copa do Mundo.

Uma das razões que podem explicar o aumento das vendas é o fato de que em 2021 as medidas de isolamento na pandemia começaram a ser flexibilizadas. Com isso, o consumo fora de casa subiu 9,2% comparado ao primeiro ano de pandemia.

Agora, a expectativa é que para esse ano de 2022 o volume total de vendas de cerveja tenha reajuste de 8%. O que vai representar 15,4 bilhões de litros vendidos.

Uma reportagem do G1 conseguiu pontuar quatro razões pertinentes que podem explicar o motivo do consumo da cerveja continuar crescendo. Mesmo que o país esteja vivendo o período pós pandemia, e os valores dos produtos estejam mais altos.

  • O Brasil ocupa a 3ª colocação no ranking de maior mercado deste segmento. Ficando atrás apenas da China e Estados Unidos;
  • Com menos isolamento e restrições, as pessoas voltaram a consumir a bebida fora de casa;
  • Mesmo com a inflação subindo, o valor deste produto em questão ainda é acessível;
  • Lançamento dos fabricantes de cervejas do tipo premium, sem álcool ou de baixa caloria.

Reajuste da inflação no preço da cerveja

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 12 meses houve reajuste de 9,38% no preço da cerveja. No entanto, a quantia fica abaixo da inflação oficial do país, que é de 11,73%.

Na pesquisa feita pela Euromonitor, o consumo dentro das casas será maior que fora de casa, ou seja, dentro de bares e restaurantes.

Quando o consumidor vê uma cerveja com preço duas vezes mais caro do que ele encontraria no mercado, ele acaba mantendo a demanda por esse produto no consumo off-trade [dentro de casa]“, explica Rodrigo de Mattos, analista de pesquisa da Euromonitor.

A mesma pesquisa mostra quais as cervejas mais consumidas no país:

  1. Brahma
  2. Skol
  3. Antarctica
  4. Itaipava
  5. Nova Schin

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com