Como a inflação impacta no valor dos produtos no mercado? Entenda relação!

A inflação gera um índice bem diferente de preço pago pelos consumidores brasileiros. Por exemplo, o arroz disparou em 70% no ano passado e o IPCA,que é a inflação oficial, fechou em 4,52% em 2020. Entenda qual a relação da inflação com o valor cobrado nos produtos do mercado.

publicidade
Como a inflação impacta no valor dos produtos no mercado? Entenda relação!
Como a inflação impacta no valor dos produtos no mercado? Entenda relação!(Imagem: Bruno Domingos/Reuters)

Para começar precisamos entender que a inflação é uma média da variação de preços de produtos e serviços em um período de tempo. Sendo assim, alguns produtos sobem muito, outros mais ou menos, e alguns chegam até a cair.

Em 2020, os itens que mais variaram foram:

publicidade
  • Arroz: +76,1%
  • Cerveja: +1,94%
  • Ônibus:+ 1,32
  • Cabeleireiro: -0,92%
  • Passagem aérea: -17,15%

Realizando uma média somando as variações dos produtos e dividindo por 5, que é quantidade, temos uma inflação deles de 12,2%.

Apesar disso, o cálculo realizado para saber a inflação é uma média ponderada, na qual é levado em conta também a importância do item na compra das famílias. Sendo assim, cada item tem um peso diferente no momento de realizar o cálculo.

A ponderação considera o item mais comum, mais consumido e que por consequência pode pesar mais no bolso dos consumidores brasileiros.

O coordenador de índices de preços da Fundação Getúlio Vargas, André Braz, disse que “Se a chupeta subisse 100% não seria justo fazer uma média simples, porque quantas famílias compraram chupeta? Quanto é o valor da chupeta frente a renda toda da família”.

Isso é apenas uma parte do cálculo que usa centenas de produtos e serviços para chegar a essa média.

publicidade

Além disso, há diversos índices de inflação, feitos por diferentes instituições como a Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e Fipe, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As metodologias usadas por cada um é diferente também, com variações nos produtos pesquisados e no peso que é dado para cada um deles.

Alguns medem por grupos específicos, pois as compras das famílias variam com o perfil, faixa de renda e até a região onde moram.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

As famílias pobres, gastam uma boa parte da sua renda com alimentos. As famílias com crianças possuem gastos maiores com educação, e as aquelas com idosos gastam mais com remédios e com plano de saúde.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.