Inscrições do Bolsa do Povo se encerram nesta sexta-feira; veja como se candidatar

Termina nesta sexta-feira, 17, as inscrições online para participar do Bolsa Trabalho, desdobramento do programa Bolsa do Povo. O projeto é um oferecimento do estado de São Paulo, e tem como objetivo oferecer capacitação profissional e bolsa remunerada aos contemplados.

As inscrições começaram em 30 de maio, e têm previsão de acabar no dia 17 de junho sem prorrogação.

Por meio do Bolsa Trabalho, os paulistas conseguirão um emprego durante 5 meses, com remuneração de R$ 540,00 por mês. Os serviços serão prestados em órgãos públicos, por cinco dias na semana durante 4 horas diárias. E ainda contarão com curso para capacitação.

Este é um projeto incluso dentro do programa Bolsa do Povo, que possuí outras 15 ações e benefícios oferecidos em seu nome. O grande desejo do governo do estado de São Paulo é investir na educação e prestar assistência social aos moradores vulneráveis.

Quem pode se inscrever no Bolsa Trabalho

O número de vagas do Bolsa Trabalho varia de acordo com cada município. Em Ribeirão Preto, por exemplo, são 100 oportunidades disponíveis.

Para se inscrever é preciso que o cidadão cumpra uma série de requisitos estabelecidos pelo governo, e que fazem parte do Bolsa do Povo. A inscrição no projeto fica disponíveis para:

  • Trabalhadores desempregados que não sejam beneficiários de Seguro Desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente;
  • Aqueles com renda per capita de até meio salário-mínimo;
  • Residentes do Estado de São Paulo a no mínimo 2 anos;
  • Válido apenas para um beneficiário por núcleo familiar.

Como se inscrever

Para tentar uma vaga de emprego por meio do programa, e garantir rendimento de R$ 540 durante cinco meses, é necessário acessar o portal do Bolsa do Povo.

Confira no passo a passo como se inscrever:

  • Acesse o site do Bolsa do Povo;
  • Selecione a opção “Bolsa Trabalho”;
  • Ao ler as informações, clique em “Se inscreva agora”;
  • Faça login com seu CPF e senha criados no portal do governo do estado de São Paulo;
  • Preencha a ficha com os dados, como: número do NIS, cidade de nascimento, data de nascimento e se já é beneficiário de algum projeto do estado;
  • Avance a cada etapa informando os dados necessários.

O sistema vai entrar em contato por meio dos canais disponibilizados pelo cidadão para informar se este foi contemplado com uma vaga.

Lembrando que os selecionados vão atuar em órgãos públicos, como escolas, secretárias municipais, prefeitura e etc. Por cinco dias na semana, durante 4 horas por dia.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]