Dia dos Namorados: com estes passos, casais podem cuidar do dinheiro e investir bem

Viajar, casar, comprar imóvel e até mesmo a independência financeira. Todo casal tem sonhos e objetivos.

Para que as conquistas não fiquem apenas nos sonhos ou que sejam realizadas somente através de dívidas (além da falta de tranquilidade, casais sem dívidas realizam mais conquistas do que casais endividados), aproveitem o Dia dos Namorados e façam estas 4 escolhas positivas para todo relacionamento:

Conversar sobre dinheiro

Seu companheiro ou você tem dificuldade de falar sobre dinheiro? Não “agende” um dia e horário para falar sobre o assunto, de surpresa mostre para seu companheiro como vocês poderão estar no futuro seguindo novos caminhos, seja por planilha ou anotações, mostre o “cenário A” e o “cenário B”, esta técnica ajuda muitos casais a quebrarem o tabu.

Dialogar sobre finanças faz parte do autoconhecimento e os exemplos vividos são fundamentais, aprendemos e ensinamos não apenas sobre dinheiro, mas em tudo na vida, através dos exemplos.

Apenas 44% das pessoas falam sobre dinheiro em casa, e 39% só iniciam o assunto, quando a situação já não vai bem, conforme pesquisa do SPC Brasil. Vai permitir que isso ocorra com vocês? Dinheiro está no topo das razões pelos quais os casais se separam, superando até mesmo o ciúmes.

Transparência com seu parceiro

Você perdoaria uma traição? Esconder quanto ganha, esconder gastos e esconder compras, são características de infidelidade financeira.

Já fiz consultoria com todos os tipos de casais, com casal que um dos parceiros escondia que tinha dinheiro guardado, de casais no qual o companheiro não sabia que a companheira estava cheia de dívidas e sem contar dos casais que um não sabia o quanto o outro ganhava.

Na hora que a realidade vem à tona, é aí que surge um problema desnecessário. O que é maior, o medo e a insegurança ou o amor envolvido? Sejam transparentes.

Façam planejamento financeiro

Identificar o que vocês querem conquistar ou usufruir da vida é muito fácil, mas para que os projetos de vida saiam da imaginação e do papel, e comecem a acontecer de verdade, vocês vão precisar de um planejamento financeiro.

Descobrir quanto gastam por mês e identificar quanto cada um irá poupar é o caminho ideal para o enriquecimento do casal. Preencham uma planilha de gastos, definam um responsável pela planilha e um dia e horário para conversam sobre ela, não adianta só preencher gastos. Façamos uma analogia com esta planilha orçamentária, ela é igual aos exames de sangue do casal, é preciso fazer, analisar, corrigir e melhorar as atitudes.

Não adianta só pensar em poupar, incluam gastos com lazer e de necessidades de cada um. Abaixo deixo minha planilha gratuita para vocês:

https://www.financasvc.com/downloads

Através do planejamento financeiro, será possível identificar o prazo de cada sonho, conforme os esforços mensais de cada um. Somente assim, será possível passar para a próxima etapa:

Invistam

Os sonhos precisam ser definidos entre curto (até 3 anos), médio (entre 3 e 9 anos) e longo prazo (a partir de 10 anos), após a definição, partir para os investimentos:

Objetivos de casais para o curto prazo

Se o objetivo será realizado em menos de 1 ano, um CDB de liquidez diária que remunera pelo menos 100% do CDI ou o Tesouro Selic, é suficiente. Acima disso, um CDB sem liquidez diária com prazo máximo de 3 anos, que remunera no mínimo 110% do CDI, vale mais a pena, inclusive são mais vantajosos do que fundos de renda fixa e fundos DI.

Objetivos de casais para o médio e longo prazo

Para os casais mais conservadores, recomendo investir no Tesouro IPCA sem juros semestrais, desde que o ano de vencimento do título, esteja de acordo com o prazo que vocês pretendem realizar determinado sonho.

Se esse objetivo, por exemplo, for uma viagem internacional, ir comprando moeda estrangeira mensalmente vale mais a pena do que deixar para a última hora ou aguardar uma grande desvalorização de uma moeda, se a moeda que vocês pretendem comprar valorize muito com o tempo, vocês vão gastar muito dinheiro. As compras mensais diminuem este risco.

Recomendo ações e fundos imobiliários para os casais com perfil mais arrojado e até mesmo, para os casais mais conservadores, que entendem que a diversificação também é importante. Inclusive, fica meu alerta para os mais arrojados, o Tesouro IPCA também é uma excelente opção para vocês equilibrarem melhor a carteira de investimentos.

Criptomoedas, não recomendo para os casais mais conservadores, para os com perfil mais arrojados, uma parte da careira de investimentos vale a pena.

Deixem de lado opções ultrapassadas, como Previdência Privada e fundos que seu gerente do banco oferece.

Feliz Dia dos Namorados… Um forte abraço e bons investimentos!

Cleiton Vicente
Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos em finanças. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.