Dia dos Namorados promete animar o comércio. Mesmo com o país em crise econômica, espera-se que a população vá as compras para celebrar o dia 12 de junho. Ao longo dos próximos dias, centros comerciais privados e públicos devem aumentar o fluxo de movimentação. Abaixo, saiba como economizar na hora de escolher o presente.
Depois de dois anos de pandemia, o Dia dos Namorados volta a ser celebrado no Brasil. Casado ou não, os amados devem ir as compras para escolherem seus presentes. É preciso, no entanto, ficar atento para fugir dos altos preços e possíveis golpes.
As datas comemorativas costumam ser uma ótima oportunidade para que os golpistas vitimem os consumidores com promoções falsas ou reajustes ilegais de preço. Para te auxiliar nesse momento, o FDR convidou a contadora e professora de contabilidade da C.H.i. Cursos, Antonia Jairi Brito, para uma entrevista exclusiva.
Abaixo, ela explica a melhor forma de fazer pesquisa de preço, trazendo dicas sobre economia, parcelamento e mais. Acompanhe:
Qual a melhor forma de fazer pesquisa de preço?
Com a tecnologia, a pesquisa online é a melhor forma. Mas é preciso lembrar que normalmente existe diferença de valor entre loja física e loja virtual. Para ajudar na pesquisa existem sites e aplicativos de comparação de preços, alguns tradicionais outros mais novos. Vale destacar que esta comparação gera consciência financeira, porque quando for efetivamente comprar, terá uma noção do valor.
O SERASA listou os 14 comparador de preços mais utilizados. São eles:
- Buscapé
- Zoom
- Escolha Segura
- Escorrega o Preço
- Busca Preço
- Shopping Uol
- Já Cotei
- BondFaro
- Preço Mania
- Confie Aqui
- Google Shopping
- Baixou
- Promobit
- Pelando
Como economizar na hora de escolher um presente?
A primeira coisa é definir um limite de gastos. Essa é base do planejamento financeiro. Então deve-se fazer a pesquisa de preços e finalmente fazer a compra. Sempre lembrando que o mais caro nem sempre é o que agrada mais. Leve em consideração o perfil e a personalidade do seu par.
Devo priorizar o pagamento no débito ou no crédito?
O débito sempre é o pilar da saúde financeira, porque você não está postergando um valor a pagar. Ele também traz consciência financeira. Muitas vezes a pessoa gasta o dobro, só porque é no crédito. Erro que lá na frente tem consequências.
Se eu achar um produto mais barato na internet e na loja ele estiver mais caro, posso pedir reajuste?
Os valores diferentes entre loja física e online não caracterizam propaganda enganosa, segundo o Procon. Como as operações são diferentes, existe mesmo uma diferença entre elas.
Estou sem dinheiro, mas não gostaria de deixar a data sem um presente, o que devo fazer?
Seja criativo(a). Essa a melhor parceria para quem quer estar em dia com a economia financeira. Se a verba está curta, mas você não quer deixar de mostrar o seu amor, pense: “o que eu posso fazer para mostrar o meu amor com o que tenho?”.
Então vai abrir a sua mente para possibilidades e enxergar que pode ter em casa itens para montar uma cesta, um produto customizado, preparar um jantar. E com isso o seu presente ainda ganha um selo maravilhoso “eu que fiz”. Sucesso na certa!
Lista 5 dicas para quem vai às compras nos próximos dias
- Decida antes o que vai comprar.
- Faça pesquisa de preços.
- Sai de casa direto para o local onde vai comprar.
- Pague a vista.
- Vá sozinho(a).
Sugestões de celebrações mais em conta
- Jantar Romântico na sala
- Café da manhã na cama
- Picnic
- Declarações pela casa
- Montar um kit do casal com fotos e cartinhas
- Assistir um filme que lembre a história do casal
- Conhecer um novo parque ou ir ao cinema juntos
- Faça algo que seu amor não espera
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!