Após afastamento em virtude da pandemia de Covid-19, os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem retornar ao trabalho presencial. É o que diz uma publicação no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 6. Este grupo estava atuando em sistema remoto.
De acordo com a publicação oficial, fica determinado que retornem ao serviço presencial os servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.
A recomendação é que os funcionários estejam atentos as regras locais de combate a pandemia. Isso significa seguir a legislação quanto ao uso de máscara, distanciamento e as demais indicações.
Vale lembrar que os atendimentos nas agências haviam sido suspensos em 2020 para evitar aglomerações que poderiam aumentar o número de casos por coronavírus. Agora, com a vacinação avançada, o funcionamento público tem voltado gradativamente.
Em março de 2022 o INSS fez uma publicação oficial permitindo que o atendimento espontâneo nas agências fosse liberado. Isso é, que pessoas sem agendamento pudessem ser atendidas de forma presencial.
O Instituto tem enfrentado grande problema com o número de pessoas que aguardam reposta por seu requerimento. Existem mais de 1,6 milhões de solicitações na fila de espera. A promessa é que até dezembro esse número seja zerado.
Para tanto, o órgão necessita do seu corpo de funcionário completo para resolver todas as demandas. Por isso, crescem as esperanças de otimização no atendimento das agências com o retorno dos funcionários.
Com o desfalque dos servidores, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, também prometeu um concurso público que deva contratar mais 1 mil funcionários.
Como agendar atendimento no INSS
Os brasileiros que necessitam de atendimento presencial em uma agência do INSS, devem realizar o agendamento prévio. Dessa forma garantem mais rapidez na sua visita a unidade.
Para marcar data e horário basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Clique em “Agendamento/requerimentos”
- Escolha o serviço desejado;
- Preencha suas informações de login, como usuário e senha;
- Preencha os dados necessários sobre o benefício;
- Escolha uma agência, data e horário para ser atendido;
- Guarde o número de protocolo e compareça na data marcada.