Meu INSS: siga esses passos para reagendar sua perícia médica e demais serviços

Precisou faltar a perícia médica agendada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Para não perder seu direito ao benefício, o mais recomendado é fazer o reagendamento do processo. A remarcação pode acontecer de maneira online, usando o Meu INSS que é o sistema online da Previdência Social.

Meu INSS: siga esses passo para reagendar sua perícia médica e demais serviços
Meu INSS: siga esses passo para reagendar sua perícia médica e demais serviços (Imagem: FDR)

A perícia médica do INSS é um procedimento obrigatório para comprovar que o benefício solicitado é necessário para assistência do segurado. Além de auxiliar na justificativa de afastamento do trabalho.

Hoje, o pedido de perícia médica é indicado quando o cidadão requere ao INSS benefícios como:

  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • Aposentadoria por invalidez

Perdi a data da perícia, e agora!?

Tendo perdido a primeira data agendada pelo INSS para que o afastamento do trabalhador fosse comprovado, fica disponível o reagendamento.

Ou ainda, se a própria Previdência Social precisou remarcar por conta da greve dos peritos, o cidadão pode ficar tranquilo. No entanto, é o segurado quem deve remarcar a data de atendimento.

Passo a passo para remarcar perícia médica no Meu INSS

Para aqueles que necessitam da remarcação, basta usar do sistema do Meu INSS, seja por meio do aplicativo ou usando o site da instituição.

O procedimento pode ser feito seguindo o passo a passo:

  • Acesse Meu INSS por meio do site ou aplicativo;
  • Faça login usando seus dados criados no Gov.br;
  • Em seguida, selecione a opção “Auxílio-doença” na aba “Benefícios”;
  • Clique na opção “Perícia” e logo em “Remarcação”;
  • Informe o número do seu documento e escolha a nova data que deseja ser atendido.

A fim de evitar que o cidadão seja prejudicado, devido a greve dos peritos que terminou no dia 23 de maio, o INSS garante que a data de entrada do requerimento será do primeiro pedido.

O Instituto tem o prazo máximo de 45 dias para liberar uma resposta após o pedido de benefícios como: aposentadoria por invalidez e auxílio doença. Os demais tem prazo máximo de 90 dias.

O mesmo sistema pode ser utilizado para agendar um novo exame, e ainda, consultar a resposta da sua solicitação por um benefício.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]