Meu INSS: siga esses passos para reagendar sua perícia médica e demais serviços

SALESóPOLIS, SP — Precisou faltar a perícia médica agendada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Para não perder seu direito ao benefício, o mais recomendado é fazer o reagendamento do processo. A remarcação pode acontecer de maneira online, usando o Meu INSS que é o sistema online da Previdência Social.

Meu INSS: siga esses passo para reagendar sua perícia médica e demais serviços
Meu INSS: siga esses passo para reagendar sua perícia médica e demais serviços (Imagem: FDR)

A perícia médica do INSS é um procedimento obrigatório para comprovar que o benefício solicitado é necessário para assistência do segurado. Além de auxiliar na justificativa de afastamento do trabalho.

Hoje, o pedido de perícia médica é indicado quando o cidadão requere ao INSS benefícios como:

  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • Aposentadoria por invalidez

Perdi a data da perícia, e agora!?

Tendo perdido a primeira data agendada pelo INSS para que o afastamento do trabalhador fosse comprovado, fica disponível o reagendamento.

Ou ainda, se a própria Previdência Social precisou remarcar por conta da greve dos peritos, o cidadão pode ficar tranquilo. No entanto, é o segurado quem deve remarcar a data de atendimento.

Passo a passo para remarcar perícia médica no Meu INSS

Para aqueles que necessitam da remarcação, basta usar do sistema do Meu INSS, seja por meio do aplicativo ou usando o site da instituição.

O procedimento pode ser feito seguindo o passo a passo:

  • Acesse Meu INSS por meio do site ou aplicativo;
  • Faça login usando seus dados criados no Gov.br;
  • Em seguida, selecione a opção “Auxílio-doença” na aba “Benefícios”;
  • Clique na opção “Perícia” e logo em “Remarcação”;
  • Informe o número do seu documento e escolha a nova data que deseja ser atendido.

A fim de evitar que o cidadão seja prejudicado, devido a greve dos peritos que terminou no dia 23 de maio, o INSS garante que a data de entrada do requerimento será do primeiro pedido.

O Instituto tem o prazo máximo de 45 dias para liberar uma resposta após o pedido de benefícios como: aposentadoria por invalidez e auxílio doença. Os demais tem prazo máximo de 90 dias.

O mesmo sistema pode ser utilizado para agendar um novo exame, e ainda, consultar a resposta da sua solicitação por um benefício.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com