- Meu INSS disponibiliza quase todos os serviços da autarquia remotamente;
- Atendimentos podem ser agendados pela plataforma;
- Segurados podem solicitar benefícios pelo Meu INSS.
Há tempos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já possuía um site para atender algumas demandas dos segurados de modo online. Mas com o passar do tempo e com as restrições impostas pela Covid-19 foi necessário aprimorar este serviço, criando-se a plataforma Meu INSS.
O Meu INSS está disponível em site e aplicativo para android e iOS, disponibilizando quase todos os serviços da autarquia de forma online. Um exemplo é a possibilidade de simular o valor que o segurado teria direito a receber pela aposentadoria apenas usando o celular. É só acessar a plataforma.
No entanto, é importante mencionar que, para aqueles que não têm acesso ou que possuem dificuldades em manusear dispositivos eletrônicos, os serviços também estão disponíveis através da Central de Atendimento pelo número 135.
Serviços disponíveis no Meu INSS
Através do Meu INSS, o segurado do instituto consegue realizar o envio de documentos, sejam eles escaneados ou fotografados, como no caso do atestado médico, o mais comum deles.
Para realizar este procedimento, basta acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”, em seguida, clicar em “Perícia Inicial” e ao surgir a questão “Você possui atestado médico?”, o usuário deve responder “sim” e anexar o respectivo documento.
Veja abaixa a lista de alguns dos serviços disponíveis pela plataforma:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro-desemprego do pescador artesanal;
- Benefícios assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão, entre outros.
Lembrando que ao fazer a solicitação de qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo. Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos tanto pelo site ou aplicativo, quando pela Central de Atendimento 135.
Acesso ao Meu INSS
Entretanto, antes de mais nada, o beneficiário precisa saber como realizar o acesso ao “Meu INSS”. Sendo assim, ele pode acessar a seção “Meu INSS” hospedada no site do instituto, ou instalar o aplicativo Meu INSS no aparelho celular.
Na sequência, basta fazer um cadastro e criar uma senha. Ressaltando que, se desejar, o usuário também pode adquirir uma senha provisória pelo site de algumas instituições bancárias. É importante dizer que tanto o site do INSS quanto a Central de Atendimento 135, funcionam de segunda-feira a sábado, das 07 às 22h.
Simulação da aposentadoria pelo Meu INSS
Os interessados em saber quanto vão receber de aposentadoria podem fazer uma simulação pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Para isso, é preciso ter uma conta no portal do governo. Aqueles que não forem registrados, podem criar um cadastro na mesma hora. Então é só:
- Fazer login no Meu INSS com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
- Clicar em “Do que você precisa?” e escrever “Simular aposentadoria”;
- Conferir os dados. Se for necessário atualizar, clique no ícone de lápis e faça as alterações;
- Clicar em “Recalcular”.
Depois disso, o app vai gerar um documento com o valor que você deve receber de aposentadoria. A partir desse informe, você tem duas opções:
- Clicar em “Pedir Aposentadoria” se já cumpre os critérios e concorda com a quantia;
- Clicar em “Baixar PDF” e salvar o arquivo no seu celular.
Vale ressaltar que, para quem já é aposentado e não concorda com o valor recebido, é possível pedir revisão e aumentar o benefício. Essa opção é para os trabalhadores que tiveram algum erro no cálculo da aposentadoria e também pode ser feita pelo Meu INSS. Aqueles que preferirem podem fazer o pedido pela central de atendimento 135.
Prazos do INSS
O INSS reforça que aqueles segurados que forem notificados por meio de sms ou e-mail informando alguma pendência, não devem se preocupar. Pois, conforme citado anteriormente, toda a documentação capaz de comprovar qualquer fato, pode ser enviada pela plataforma.