Lula e Bolsonaro surpreendem ao negar importante compromisso nas eleições 2022

Motivo de polêmica desde as eleições de 2018, a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos debates é incerta. A grande surpresa da vez é que o candidato, e grande concorrente de Jair, Luís Inácio Lula da Silva (PT) também não deve comparecer a esse compromisso.

publicidade
Lula e Bolsonaro surpreendem ao negar importante compromisso nas eleições 2022
Lula e Bolsonaro surpreendem ao negar importante compromisso nas eleições 2022 (Imagem: FDR)

A informação é da CNN Brasil, que apurou a possibilidade de Lula não participar dos debates em um primeiro momento. Bolsonaro já havia comentado que também não tem interesse de ir a esses encontros porque, segundo ele, será alvo de “pancada” dos outros candidatos.

Após evento realizado em Foz do Iguaçu no dia 3 de junho, Bolsonaro respondeu aos questionamentos sobre assunto. Inicialmente o presidente disse que avaliaria a possibilidade de comparecer aos debates no primeiro turno.

publicidade

E finalizou dizendo que “se Lula for eu vou junto com ele“. Mais tarde, em entrevista ao portal AgroMais desta segunda-feira (6), o presidente recuou sobre seu pronunciamento. E afirmou que deixará em aberto o seu comparecimento.

No início de 2022, em entrevista a uma emissora de rádio no Pará, Lula havia sugerido que o modelo de debates eleitores fosse reformulado. E que ao invés de marcar diferentes embates em cada canal de TV, todas as emissoras se reunissem em um mesmo dia e transmitissem o evento para todo Brasil.

O candidato chegou a defender que fossem realizados de dois a três debates. Apenas para o primeiro turno já foram mencionados cerca de nove debates em diferentes veículos de comunicação.

Caso não participe do evento do primeiro turno, Bolsonaro não fugiria do que é costume no país. Na época em que faziam suas campanhas de reeleição, Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também não compareceram ao evento.

A grande polêmica do ano de 2018 foi quando o atual presidente recusou a participação nos debates contra Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

Na época, ele chegou a alegar que não comparecia devido a bolsa de colostomia que estava usando por conta da facada que levou no mês anterior. Acontece que o próprio médico do presidente afirmou publicamente que sua participação dependia apenas dele mesmo, e que Bolsonaro estaria livre para decidir.

publicidade

Dessa vez, o candidato a reeleição garante que estará presente nos debates do segundo turno. 

Corrida nas eleições 2022

Lula (PT) e Bolsonaro (PL) são os dois principais nomes para ocupar a cadeira de presidente da República entre os anos de 2023 e 2026. De acordo com a pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha, o candidato petista ocupa a primeira posição na intenção de votos.

São pelo menos 48% de interessados em eleger Lula, enquanto 27% querem que Jair continue sendo presidente do país. Logo, existe uma grande possibilidade de que estes dois nomes disputem o segundo turno nas eleições.

publicidade

Até que se decida sobre a presença dos políticos na corrida eleitoral do primeiro turno, os eleitores devem acompanhar as propostas dos mesmos por outros meios. Principalmente, pelas redes sociais dos candidatos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.