Bolsonaro deixa ‘batata quente’ nas mãos de Paulo Guedes

Nesta segunda, 6, o presidente Jair Bolsonaro disse que espera que o ministro da Economia, Paulo Guedes, solucione a questão dos combustíveis frente a tributação nos próximos dias.

“O Paulo Guedes, espero que nos próximos dias resolva a questão dos combustíveis no tocante a impostos pelo Brasil. Ele já se demonstrou favorável a isso, tem trabalhado no tocante a isso. Espero que, nos próximos dias, até esta semana mesmo, tenhamos uma boa notícia sobre preços dos combustíveis no Brasil”, afirmou Bolsonaro em entrevista concedida para a TV Terraviva.

Na última semana, de acordo com o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o presidente se reuniu com ministros do primeiro escalão em seu gabinete para debater um possível decreto de calamidade pública para que seja possível criar um subsidio para os combustíveis.

Nesta reunião, o ministro Paulo Guedes conseguiu convencer Bolsonaro a aguardar um tempo a mais e garantiu que irá resolver esta questão.

Ainda na entrevista, o presidente voltou a afirmar que irá manter Guedes em um possível segundo turno, se o ministro quiser. “Havendo reeleição, praticamente ninguém será mudado. Alguns ministros devem querer sair porque é muito desgastante ser ministro”, disse.

Por fim, o chefe do Executivo afirmou na entrevista que a “Petrobras tem uma ganância enorme” e criticou o “lucro exagerado” obtido pela estatal.

Nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Bolsonaro aparece em segundo lugar, perdendo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na edição mais recente do Datafolha, foi possível observar um aumento na vantagem de Lula em relação a Bolsonaro na pesquisa de intenção de voto. O candidato do PT aparece com 48% no primeiro turno, contra 27% do presidente.

A maior preocupação do atual governo desde o ano passado é a alta no preço dos combustíveis e permanece durante a campanha para a reeleição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.