Bradesco inova e avisa sobre transações suspeitas em cartões de crédito; saiba mais

Com o número crescente de golpes e fraudes envolvendo cartões de crédito e outras tecnologias financeiras, os bancos estão inovando nas ferramentas de segurança. Nessa onda, o Bradesco resolveu usar a sua assistente virtual, a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), para avisar os clientes sobre transações suspeitas com o cartão de crédito, através de mensagens no WhatsApp.

publicidade

Sempre que uma transação suspeita for realizada com um cartão de crédito do banco, o titular receberá uma mensagem automática da BIA no aplicativo. O cliente será questionado se reconhece a realização da transação. Em caso afirmativo, a operação será concluída. Em caso negativo, o cartão será bloqueado imediatamente.

O recurso promete dar muito mais segurança para quem tem um cartão de crédito do Bradesco. A instituição considera que, pelo fato de o WhatApp ser um aplicativo muito popular e de fácil acesso, os golpes poderão ser descobertos e abortados com muito mais agilidade.

O Bradesco também recomenda que os clientes salvem o número da BIA (+55 11 3335-0237) entre os contatos do celular. Será possível observar que o contato possui é uma conta verificada (com o símbolo verde de “visto”) e que tem o logo do Bradesco na imagem de perfil. Dessa forma, o cliente terá certeza de que realmente está conversando com a assistente virtual do banco.

publicidade

A assistente virtual do Bradesco também pode ser usada para outros serviços, também pelo WhatsApp. É possível solicitar à BIA a consulta do saldo, o limite de crédito disponível e as últimas movimentações realizadas na conta, além da cotação do dólar e outras funções.

A autorização de transações em mais de uma etapa é considerada um fator de extrema importância para a melhoria da segurança no ambiente financeiro e virtual. O Bradesco, por exemplo, já enviava avisos por SMS e ligação telefônica, mas esses meios não são considerados tão eficientes quanto o WhatsApp.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Os clientes do banco podem usar, ainda, reconhecimento facial e biometria para acessar e realizar transações pelo app, sem precisar usar a senha de quatro dígitos, bem como o reconhecimento de voz pelo serviço Fone Fácil.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.