FGTS por calamidade: saiba em que situações é possível solicitar e qual o valor

Pontos-chave
  • Saque calamidade do FGTS é liberado após decreto do governo;
  • Valor tem limite de saque;
  • O pedido pelo fundo de garantia pode ser feito pela internet.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) funciona como um respaldo financeiro aos trabalhadores. Não apenas durante a demissão sem justa causa, ou em caso de aposentadoria. Com o FGTS por calamidade, aqueles que sofreram devastação do seu patrimônio também são beneficiados.

FGTS por calamidade: saiba em que situações é possível solicitar e qual o valor
FGTS por calamidade: saiba em que situações é possível solicitar e qual o valor (Imagem: FDR)

Para entender melhor, o FGTS é um direito do trabalhador com registro em carteira de trabalho. Mensalmente desconta-se 8% do salário bruto do trabalhador e a quantia que é depositada no fundo de garantia.

Em diversas situações o cidadão pode retirar a quantia, no entanto, é necessário que haja autorização prévia para isso. Por exemplo em momentos como:

O banco responsável por poupar e liberar o saldo é a Caixa Econômica Federal.

Saque calamidade do FGTS

Para que o cidadão tenha direito a receber o fundo de garantia por intermédio do saque calamidade, é preciso que a prefeitura municipal, governo do estado, ou governo federal estabeleça estado de calamidade pública.

Apenas nessa abertura oficial é que o trabalhador consegue ter acesso a parte do seu saldo. O dinheiro deve ser usado, principalmente, para reconstruir o patrimônio do cidadão, ou para compra de itens básicos para sua sobrevivência.

Situações que liberam o saque calamidade

Conforme informado pela Caixa Econômica, é necessário que o cidadão justifique a retirada do dinheiro por desastre natural. Sendo equivalente a:

O valor do saque calamidade corresponde ao limite de R$ 6.220 para cada vez que o mesmo cidadão for receber a quantia em situação de desastre. Devendo ter intervalo de um ano entre uma retirada e outra.

Para quem não possuí essa quantia arrecadada no fundo, ou seja, tem menos que R$ 6.220, fica permitido o saque total do FGTS.

Cidades que podem solicitar o abono

Todas as sextas-feiras a Caixa Econômica libera a lista com as cidades que liberaram o saque calamidade do FGTS, ao decretar desastre. Neste momento, segue a lista atualizada:

UF Município Prazo para solicitação de saque
ES Alegre 01/06/2022
Bom Jesus do Norte 10/07/2022
São Gabriel da Palha 03/07/2022
MG Aimorés 20/06/2022
Cataguases 06/07/2022
Mateus Leme(portaria 993) 04/07/2022
RJ Angra dos Reis 02/07/2022
Aperibé (Portaria 1024) 06/07/2022
Bom Jesus do Itabapoana (Portaria 894) 23/06/2022
Cambuci (Portaria 838) 20/06/2022
Itaocara(Portaria 838) 20/06/2022
Laje do Muriaé 02/06/2022
Mesquita 12/07/2022
Miracema 23/06/2022
Nova Iguaçu 13/07/2022
Paraty 03/07/2022
Queimados 11/08/2022

Nesta lista ainda não foram inclusas as 14 cidades do estado de Pernambuco que ganharam direito ao benefício, após as fortes chuvas que atingem o estado. Nesta sexta-feira, 3, o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por vítimas, foram ao todo 128 mortos devido aos deslizamentos.

Este é o segundo maior desastre natural do estado, foram 9.302 desabrigados o que ocasionou 31 cidades em situação de emergência.

O governo federal liberou a retirada no estado de Pernambuco no dia 30 de maio, e a partir de agora podem receber os moradores com saldo disponível no fundo de garantia de cidades como:

FGTS: Como usar o fundo para comprar um imóvel? (Regras, Documentos e Processos)

Como solicitar o saque calamidade do FGTS

Aos interessados, o pedido pelo saque calamidade do FGTS pode ser feito de maneira online. Para isso, basta baixar o aplicativo fundo de garantia ou acessar o site da Caixa.

O sistema vai analisar os dados do cidadão, verificar se a cidade em que reside possuí contestação de estado de calamidade para então liberar o benefício.

Confira o passo a passo para realizar o pedido:

  1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”; ​
  2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”; ​
  3. Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”; ​
  4. Selecione o munícipio de sua residência e clique em​ “Continuar”; ​
  5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS​:
    • Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
    • Sacar presencialmente. ​
  6. Faça Upload dos documentos requeridos;
  7. Confira os documentos anexados e confirme; ​
  8. A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile