Muitos não sabem, mas cerca de 50% do preço de produtos comercializados no varejo do Brasil é composto por impostos. Nosso país possui uma alta carga tributária que chega a ultrapassar os 40% em alguns produtos.
Como forma de alertar os clientes sobre esta realidade e também na tentativa de sensibilizar o poder público, a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) realiza todos os anos o Dia Livre de Impostos. Em 2022, a ação acontece no próximo dia 2 de junho, data em que diversos produtos serão comercializados sem impostos, podendo gerar um desconto de até 70%.
O coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini Picanço, disse que a carga tributária pesada do país atrapalham os consumidores que precisam pagar mais caro pelos produtos que desejam consumir e também as empresas que enfrentam processos fiscais muito burocráticos.
Ele também chama a atenção para a necessidade de uma reforma tributária e ressalta a importância dos consumidores se engajarem no próximo dia 2 de junho e comprarem para movimentar a economia e também para chamar atenção do poder público.
Segundo um levantamento realizado pela plataforma CupomVálido, baseado em dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no Brasil, os empreendimentos pagam uma alíquota de imposto de 34% em média. Este patamar é 70% superior que a média mundial.
Entre os 111 países consultadas, a taxa média de tributação das empresas é de 20% e apenas 18 países cobram alíquota acima de 30%.
Dia Livre de impostos em Goiás
Em Goiás, muitos estabelecimentos comerciais em todo o estado participarão do Dia Livre de Impostos. Uma concessionária irá vender uma moto sem a cobrança de impostos, em forma de sorteio, e seu preço estará mais de 50% abaixo do normal.
Dia Livre de impostos em Fortaleza
Em Fortaleza, mais de 200 estabelecimentos irão vender produtos sem impostos nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e também nas lojas de rua, incluindo as do Centro da capital.