Especialista explica como funciona a restituição do imposto de renda e quem tem direito

Receita Federal passa a pagar as restituições do Imposto de Renda. Nesta terça-feira (31), foi debitado o primeiro lote de devolução do IRPF. Com base no calendário oficial do órgão, os repasses foram organizados levando em consideração a ordem de envio das declarações. Abaixo, um especialista te explica tudo sobre esse abono fiscal. Confira.

Especialista explica como funciona a restituição do imposto de renda e quem tem direito (Fotos / Reprodução: FDR)
Especialista explica como funciona a restituição do imposto de renda e quem tem direito (Fotos / Reprodução: FDR)

As restituições do Imposto de Renda funcionam como uma forma de devolver ao cidadão parte dos valores gastos por ele ao longo do ano anterior. Para ter acesso, no entanto, é preciso de contribuído além do valor mínimo declarado pela Receita Federal, sendo preciso comprovar a retenção de sua declaração.

Buscando esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto, o FDR convidou o advogado tributarista e contador, Roberto Samarone. Em entrevista exclusiva ao portal, ele explica como ter acesso a restituição e o que fazer caso o pagamento não seja aprovado. Acompanhe.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Restituir é devolver. A restituição do imposto de renda é a forma utilizada pela Receita Federal, para devolver ao contribuinte aquilo que foi retido em excesso durante o ano.

Quem tem direito?

Todo e qualquer contribuinte que tenha tido retenção de imposto de renda na fonte durante o ano.

Como é calculado o valor da restituição?

Depende. Via de regra, a soma-se todos os rendimentos tributáveis, e logo após subtrai-se as despesas dedutíveis. Dessa maneira é encontrada a base de cálculo do imposto de renda. Em seguida é aplicada a alíquota progressiva. Em seguida, o valor encontrado é subtraído do imposto retido durante o ano. Assim encontra-se um valor de imposto a pagar ou uma quantia ser restituída.

Há correção monetária na restituição ou compensação de imposto pago a maior ou indevidamente?

Sim. O valor restituído é atualizado monetariamente.

Qual é o prazo para pleitear a restituição do imposto sobre a renda pago indevidamente?

Geralmente, a Receita Federal disponibiliza o valor a ser restituído através de lotes de pagamento durante o ano.

Regras Imposto de Renda 2022: Quem é obrigado a fazer a declaração do IRPF?

A restituição só pode ser creditada em conta bancária?

Antes de finalizar a declaração, o programa da Receita Federal solicita os dados bancários para restituição.

No caso de conta conjunta, ambos os contribuintes podem indicá-la para o recebimento da restituição?

Sim. Não há problema nisso.

É possível autorizar o crédito da restituição em conta de terceiros?

Não. Os valores são creditados somente na conta do titular da restituição.

É possível alterar a conta indicada para o crédito da restituição?

Sim. Mas, o procedimento é realizado via portal E-cac.

Como é feita a restituição para os declarantes no exterior?

A restituição é feita em qualquer instituição financeira no Brasil.

Erros na Declaração de Bens e Direitos ou na Declaração de Dívidas e Ônus Reais, que não influenciem no saldo de imposto a pagar ou a restituir, precisam ser retificados ou podem ser corrigidos na próxima declaração?

O prazo para retificação do imposto de renda é de cinco anos. Todavia, se o contribuinte detectou o erro, o interessante e que a retificação seja feita o quanto antes.

Calendário das restituições do imposto de renda em 2022

Lote de restituição Data da liberação
1º lote 31 de maio
2º lote 30 de junho
3º lote 29 de julho
4º lote 31 de agosto
4º lote 30 de setembro

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

As consultas podem ser feitas nos seguintes canais de comunicação:

Passo a passo para consultar a restituição do IRPF por aplicativo

Passo a passo para consultar a restituição do IRPF no site

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile