Cartão de crédito: especialista explica como evitar fraudes no seu dispositivo

Golpes com cartão de crédito ganham destaque no Brasil. Se você recebe mensagens de texto informando que teve um dispositivo bancário aprovado em seu nome, fique atento. Possivelmente esse informe é uma fraude que pode te trazer prejuízos. Abaixo, saiba o que fazer quando receber um cartão não solicitado.

O cartão de crédito pode ser uma ótima ajuda nas contas, mas também tende a se tornar um grande vilão. Muitos golpistas usam o dispositivo para roubar dinheiro e dados dos cidadãos de modo que é preciso ficar atento para não precisar ir parar na delegacia.

Bruna Cordeiro, consultora financeira e Representante de Parcerias e Novos Negócios da fintech Tô Ricco, nos concedeu uma entrevista exclusiva explicando o que fazer caso receba um cartão de crédito não solicitado.

Ela traz dicas sobre o uso do dispositivo sem limites, como controlar os gastos e também como agir em caso de roubo ou fraudes. Confira:

Como agir ao receber um cartão de crédito não solicitado?

Primeiramente, não jogue fora e não realize o desbloqueio do cartão, em segundo, se possível entre em contato com a administradora do cartão para cancelamento do plástico.

É importante saber que quando uma instituição faz o envio de cartão de crédito sem a autorização do cliente, está infringindo o Código de Defesa do consumidor e o caso se agrava caso exista cobrança de tarifas ou taxas para cartão não solicitado.

Como o consumidor deve proceder no caso de extravio, furto ou roubo do cartão de crédito?

Em caso de extravio é necessário solicitar uma segunda via ao emitente do cartão via central telefônica.

Já em caso de furto ou roubo, o cancelamento do plástico deve ser feito com urgência na central telefônica da administradora do cartão. Normalmente, após isso os próprios atendentes já orientam o cliente sobre a re-emissão de uma nova via.

Entretanto, dependendo da forma como foi feito o roubo ou se foi utilizado o cartão, a instituição pode pedir que seja emitido boletim de ocorrência (que pode ser feito pela internet no site da polícia), uma carta de próprio punho relatando o ocorrido, e que o cliente faça o pedido de emissão de uma nova via direto em uma agência bancária devido a necessidade de alteração da senha do cartão.

Como deve o consumidor proceder ao receber fatura da qual não reconhece algum lançamento?

Em imediato o consumidor deve contatar a central de atendimento do cartão e abrir uma contestação de compra, dessa forma a instituição fará uma investigação para saber como essa compra foi realizada e se realmente foi uma fraude ou algum erro, caso seja esse problema a administradora entrará com os procedimentos para estornar o valor da compra.

Nesses casos, o cartão é cancelado para evitar que possíveis fraudes ocorram novamente.

Melhores cartões de crédito de 2022: Anuidade zero, limite extra e MUITO cashback

O que é cláusula mandato no contrato de cartão de crédito?

A cláusula mandato consistia no fato de que, quando o cliente não efetuasse o pagamento integral da fatura vencida, a administradora teria o direito de buscar no mercado um empréstimo, no nome do titular do cartão, para saldar a dívida.

Mas por ser considerada por muitos uma prática abusiva, após a última atualização da resolução de cartão de crédito feita pelo Banco Central em 2017, a forma como as instituições têm para lidar com a falta de pagamento mudou.

Seguindo a ordem informada acima:

Quais as vantagens e desvantagens de um cartão de crédito sem limite?

É importante informar que não é que o cartão de crédito não tenha limite, na verdade ele somente não tem um limite pré-estabelecido e dessa forma acompanha o perfil do cliente, possibilitando a liberação do limite conforme o cliente vai usando, sendo assim:

Vantagens:

A possibilidade de ter compras aprovadas independentemente do valor;

Essa modalidade normalmente disponibiliza outros benefícios, pois são direcionados para clientes com perfil de alta renda, normalmente – podendo ter boa pontuação no programa de milhas, seguro viagem e acesso a sala VIP de aeroporto.

Mesmo não tendo limite pré-estabelecido é importante que antes de fazer uma compra de valor alto e fora do seu perfil, o consumidor avise a instituição para evitar possíveis transtornos.

Desvantagens:

Devido não ter um limite pré estabelecido, para as pessoas que têm dificuldade de controle financeiro pode ser prejudicial, mas veja isso é um problema mais do consumidor do que do produto;

Cuidado com fraudes: as instituições investem muito em segurança, mas o que não impossibilita que fraudes venham a acontecer, um cartão sem limite nas mãos erradas pode fazer aquele estrago. A orientação é cuidado ao usar os dados do cartão para fazer compras via internet ou em estabelecimentos.

Quais os benefícios de usar um cartão de crédito?

O cartão de crédito nada mais é que uma forma de consumir hoje o que poderia comprar somente no futuro.

Então para pessoas organizadas financeiramente pode ser uma vantagem jogar todos os pagamentos somente para uma única data futura, fora os benefícios do próprio cartão que citamos acima como:

Mas cada cartão pode operar com benefícios diferentes, importante é se informar antes da aquisição.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile