Tá difícil! Encher o tanque corresponde a boa parcela do salário mínimo; dá pra economizar?

Os preços dos combustíveis vêm aumentando recentemente. Atualmente, o custo médio da gasolina é de R$ 7,28. Para encher o tanque com capacidade média de 55 litros, os brasileiros gastam aproximadamente um terço do salário mínimo, segundo apurado pela Bloomberg.

Tá difícil! Encher o tanque corresponde a boa parcela do salário mínimo; dá pra economizar?
Tá difícil! Encher o tanque corresponde a boa parcela do salário mínimo; dá pra economizar? (Imagem: FDR)

Atualmente, abastecer no Brasil custa mais do que em qualquer outra grande economia da América Latina.

Nos Estados Unidos, encher o tanque custa aproximadamente 6% da renda mensal de um trabalhador que recebe um salário mínimo.

Os altos preços dos combustíveis têm sido um dos fatores de reclamação contra o presidente Jair Bolsonaro. Segundo pesquisa Ipespe, os brasileiros culpam mais o presidente pelo aumento do que a invasão da Ucrânia pela Rússia. O levantamento foi realizado entre 16 e 18 de maio.

Diante dessa pressão, Bolsonaro demonstrou apoio ao projeto de limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. Na última quarta-feira (25), o projeto teve aprovação pela Câmara. Agora, o texto segue para análise no Senado.

Além disso, Bolsonaro já demitiu três presidentes da Petrobras. Isso acontece por diante do descontentamento sobre os reajustes nos combustíveis, promovidos pela estatal.

Siga esses SEGREDOS para PAGAR MENOS na energia elétrica, gás de cozinha e gasolina.

Encher o tanque gasta um terço do salário mínimo: dá para economizar?

Em meio à escalada no preço dos combustíveis, os motoristas podem tomar algumas medidas para economizar no dia a dia. Segundo especialistas do Senai-SP e do economista e coordenador do Ibre/FGV, André Braz, à Folha, estas são algumas formas de economizar combustível:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile