O carro mais caro do mundo foi recentemente vendido em um leilão. O veículo é um modelo da Mercedes-Benz de 1955.
No início de maio, vieram à tona rumores referentes a venda de um dos modelos raríssimos da Mercedes-Benz, o 300 SLR Uhlenhaut Coupé. Sites estrangeiros afirmaram que a venda havia ocorrido em um leilão secreto, em um valor entre 130 e 135 milhões de euros. O valor faria do carro o mais caro do mundo, entretanto, a fabricante não se manifestou a respeito.
Até que nesta quinta-feira (19), a empresa veio a público não apenas confirmar, como também trazer mais detalhes da venda.
Mercedes revela detalhes da venda do carro mais caro do mundo
O carro recebe o nome de 300 SLR Uhlenhaut Coupé em homenagem ao chefe de departamento de testes da Mercedes, Rudolf Uhlenhaut. O veículo é feito com chassi tubular de aço, possui carroceria de alumínio e um motor 3.0 de oito cilindros em linha e 310 cv. Sendo um dos carros rápidos da época, a Mercedes chegava a 290 km/h.
De acordo com a fabricante alemã, o coupé construído em 1955 foi arrematado em leilão por 135 milhões de euros, cerca de R$ 700 milhões na cotação atual. Ainda segundo a Mercedes, sem revelar a identidade do novo dono, o veículo agora pertence a um colecionador particular.
Os milhões faturados na transação serão usados para iniciar um programa de financiamento de bolsas de estudo, o “Fundo Mercedes-Benz”.
O CEO do grupo, Ola källenius, explicou a decisão de vender um dos dois superesportivos do modelo.
“A decisão de vender um desses dois carros esportivos exclusivos foi tomada com um raciocínio muito sólido – para beneficiar uma boa causa. Os rendimentos do leilão financiarão um programa global de bolsas de estudo”, revelou o CEO.
O carro comprado ainda terá vínculo com a empresa.
“O comprador privado concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupé original permanece propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart”, disse Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes Benz Heritage.
Fundo Mercedes-Benz
O programa será dividido em duas categorias, sendo uma com foco escolar e outra com foco universitário. O intuito do fundo é de fornecer incentivo para alunos para a realização de pesquisas e projetos ambientais.
Além do valor arrecadado com a venda do 300 SLR, a Mercedes-Benz informou que investirá mais dinheiro no programa, que também contará com parceiro ainda não revelado.
Ferrari perde o posto de venda de veículo mais cara
Anteriormente, a venda mais cara de um veículo pertencia a Ferrari, o modelo 250 GTO de 1963 foi vendido em 2018 por US$ 70 milhões, cerca de R$ 359,1 milhões.
O 300 SLR Uhlenhaut Coupé é uma variação com carroceria cupê e teto rígido do 300 SLR desenvolvido para dominar pistas de corrida, ambos são derivados do 300 SL.
A empresa construiu o Uhlenhaut Coupé para a disputa de competições. A história do carro é marcada pelo trágico acidente em 1955 envolvendo o modelo nas 24 Horas de Le Manda. Ao todo, foram 80 mortos, incluindo o piloto francês Pierre Levegh que dirigia o 300 SLR.
O evento retirou a empresa do automobilismo até meados dos anos 1980. Dessa forma, nenhum dos dois veículos restantes disputaram provas automobilísticas.