Aplicativo do FGTS tem fila de espera e mensagens de erro; saiba como acessar sua conta

Com novas modalidades de saque do FGTS à disposição, em especial o saque extraordinário de até R$ 1 mil, muitos trabalhadores têm acessado o aplicativo do fundo para se informar, consultar o saldo ou autorizar operações. Os relatos de problemas no app do FGTS, no entanto, estão cada vez mais frequentes.

Desde a quarta-feira (26), por exemplo, os trabalhadores que tentaram acessar o aplicativo se depararam com uma fila de espera virtual. Na tela inicial, surge uma mensagem informando que o usuário está numa sala de espera virtual e que ele precisa aguardar a sua vez para usar o app. O acesso só é permitido depois que uma barra termina de carregar, indicando que o tempo de espera chegou ao fim.

Mas os transtornos não param por aí. Muitos trabalhadores relatam erros ao usar funções dentro do aplicativo. É comum, por exemplo, que após autorizar a mudança do saque-rescisão (modalidade convencional de retirada dos recursos do FGTS) para o saque-aniversário (que permite um saque anual), apareça uma mensagem de erro.

O app diz que não foi possível atender a solicitação no momento e que o usuário deve tentar novamente. Na dúvida para saber se a mudança de saque ou outra ação foi processada ou não, o usuário precisa entrar de novo na aplicativo, aguardar na “sala de espera” e refazer a ação.

Além dos problemas para usar o app, muitos trabalhadores também relatam transtornos ao tentar receber o saque extraordinário do FGTS. Houve quem descobrisse que o dinheiro foi depositado na conta de outra pessoa e quem não teve o depósito realizado na data prevista.

Orientações da Caixa

A Caixa esclareceu, por meio de nota, que “nos momentos de maior volume de acessos (picos), o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços para todos os brasileiros”.

O banco também orienta que, em caso de suspeita de fraude ou movimentações atípicas no FGTS, pode-se abrir reclamações nos telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais regiões), ou no próprio app.

Como acessar app do FGTS?

O acesso ao app do FGTS se dá através do CPF e de uma senha cadastrada pela Caixa. Caso você ainda não tenha uma senha cadastrada, ao entrar no app, você será direcionado a um espaço onde deverá informar CPF, e-mail e uma nova senha. Também será preciso confirmar o cadastro através de um link enviado para o seu e-mail.

O app FGTS permite ao trabalhador conferir o saldo do fundo, a data de depósito do saque extraordinário, mudar de modalidade de saque, entre outras funções.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile