Alerta mundial: Entenda de vez o que é o crash das criptomoedas

Recentemente, as moedas digitais vêm enfrentando uma fase difícil. O bitcoin, por exemplo, já perdeu mais da metade de seu valor, desde a máxima histórica de quase US$ 69 mil em novembro do ano passado. Diante do cenário adverso, existe uma preocupação sobre o crash das criptomoedas.

Alerta mundial: Entenda de vez o que é o crash das criptomoedas
Alerta mundial: Entenda de vez o que é o crash das criptomoedas (Imagem: Montagem/FDR)

O cofundador da ethereum, Gavin Wood, afirmou que os investidores em moedas digitais devem ter mais ciência do que está apoiando seus investimentos, depois de uma saída no mercado — que retirou mais de US$ bilhões de seu valor.

“Espero que as pessoas prestem mais atenção ao que está representando mal o nome da moeda quando se envolvem em uma economia de comunidade, ecossistema”. A declaração foi feita à Reuters, ao longo do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Segundo Wood, a internet não possui um conceito real de legalidade. Isso “porque legalidade é algo que é determinado por nações soberanas”.

O executivo alega que a tecnologia não pode evitar que seres humanos cometam erros. Contudo, ela pode auxiliar aqueles que desejam compreender melhor os fatos do mundo, o que estão adquirindo.

O que é o crash das criptomoedas

O termo ‘crash’ se refere à ruptura, quebra de algo. Ao considerar o mercado financeiro, a palavra tem relação com uma situação de generalizada queda dos preços de ativos — como tem sido o cenário recente das moedas digitais.

No começo deste mês, a criptomoeda Luna quase desapareceu. Isso ocorreu diante da generalizada corrida à stablecoin TerraUSD (UST), sua contraparte.

Devido ao colapso dessa criptomoeda, nesta quarta-feira (25), os financiadores da rede Terra aprovaram um plano para reconstrução da Luna. Contudo, a proposta elimina a retomada da UST, que se propunha a ser pareada em dólar.

Em publicação no Twitter, a Terra informa que o plano prevê o desenvolvimento de uma nova blockchain — e também “a preservação de nossa comunidade”.

Apesar disso, segundo analistas consultados pelo canal CNBC, essa proposta pode não funcionar. O motivo é que todo o ocorrido passado destruiu a confiança dos investidores no projeto Terra/Luna.

Além disso, a crise acentuou o alerta de autoridades para a regulamentação das moedas digitais — especialmente as stablecoins e seus sistemas de pareamento.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.