‘Criptomoedas não valem nem um centavo’, diz importante figura do mercado financeiro; descubra quem foi

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, acredita que as criptomoedas não valem nem um centavo. A declaração foi realizada neste domingo (22), em entrevista ao talk show holandês “College Tour”, e apurada em reportagem da emissora CNBC.

Criptomoedas não valem nem um centavo', diz importante figura do mercado financeiro; descubra quem foi
Criptomoedas não valem nem um centavo’, diz importante figura do mercado financeiro; descubra quem foi (Imagem: Montagem/FDR)

“Minha avaliação muito humilde é que não valem nada”, afirma Lagarde sobre as moedas digitais. Não há ativo subjacente para atuar como âncora de segurança.

A presidente do BCE solicitou aos formuladores de políticas globais que definam regras para proteger os investidores que realizam grandes apostas em criptomoedas.

Lagarde demonstra preocupação “com aquelas pessoas que pensam que vai ser uma recompensa, que não entendem os riscos, que vão perder tudo e que vão ficar terrivelmente desapontadas”. Diante disso, ela defende a regulamentação.

Conforme apurado pela CNBC, essa visão adversa sobre moedas digitais não é recente. Anteriormente, a presidente do BCE já tinha demonstrado preocupações sobre o reflexo ambiental das criptomoedas — assim como sua potencial utilização na lavagem de dinheiro e evasão de sanções.

Outras figuras importantes do mercado também criticam criptomoedas

Essa mesma linha crítica sobre as moedas digitais também é seguida por outras figuras relevantes do mercado global. O CEO do J.P. Morgan, Jamie Dimon, em diversas ocasiões, já expressou suas restrições de visão sobre as criptos.

No fim do ano passado, em entrevista ao programa “Axios on HBO”, ele disse que o bitcoin era “um pouco de ouro de tolo” e deveria ser regulamentada pelos governos. em maio de 2021, ele havia alegado que não tinha interesse e não se importava com essa moeda digital.

Outra figura que opinou contrariamente às moedas digitais foi o megainvestidor Warren Buffet. Ao comentar sobre o bitcoin, ele já usou as expressões “ilusão inútil” e “veneno de rato ao quadrado”.

Por outro lado, diante das declarações desses dois executivos, o fundador do PayPal e da Palantir, Peter Thiel, demonstrou contraponto.

Em maio deste ano, durante a conferência “Bitcoin 2022”, Thiel afirmou que Buffet era o “inimigo nº 1” do bitcoin. O fundador do PayPal citou o fundador da gestora Berkshire Hathaway como “vovô sociopata de Omaha”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.