INSS retoma perícias em todo o país após fim da greve dos servidores; confira

O fim da greve dos médicos peritos do INSS possibilitou o retorno das perícias em todas as agências do instituto pelo país, a partir da segunda-feira (23). Cerca de 600 mil consultas tiveram que ser remarcadas enquanto os profissionais estavam de braços cruzados, o que fez “explodir” o tamanho da fila por benefícios.

A Associação Nacional de Médicos-peritos e o Ministério do Trabalho e Previdência assinaram um acordo na última sexta-feira (20), através do qual parte das reivindicações da categoria foi atendida. Os profissionais cobram do governo reajuste salarial, revisão de benefícios e mudanças no plano de carreira.

Segurados que foram às agências ontem e hoje, para realização de perícias, estavam felizes com o retorno do procedimento, mas ainda têm críticas ao INSS.

A auxiliar de expedição Sabrina Dagmar conseguiu finalmente ser atendida na segunda-feira (23), na agência da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela relatou que não foi informada do cancelamento da sua perícia em abril, que a impediu de receber um benefício pelo INSS desde março. “Cheguei aqui e estava tudo fechado, foi uma falta de consideração”, disse ao G1.

Nas agências do Recife, em Pernambuco, o movimento foi grande na segunda, principalmente devido ao retorno das perícias. A maioria dos usuários disse ter sido bem atendida pelos servidores, já de volta ao trabalho, mas alguns relataram transtornos.

“Eu, particularmente, fui atendida rápido porque estou gestante, mas tiveram casos de pessoas que chegaram dois minutos atrasados, que chegaram no horário que estava marcado e não passaram nem da porta”, relatou à Folha de Pernambuco uma usuária de 25 anos, atendida na unidade Corredor do Bispo.

Perícia do INSS: como reagendar?

As perícias que não puderam ser realizadas devido à greve dos peritos foram reagendadas automaticamente pelo INSS. A nova data e o novo horário podem ser conferidos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Em alguns casos, no entanto, é recomendado que o usuário reagente ele próprio o procedimento. Isso deve ser feito, especialmente, quando o segurado não tiver certeza de que pode comparecer na nova data. Lembrando que o não comparecimento à perícia agendada pode levar ao cancelamento do benefício.

Para reagendar a sua perícia, entre no app ou site do Meu INSS, clique em “Serviços”, busque por “Benefícios”, depois clique em Perícia” e, por fim, em “Remarcar Perícia”.

O usuário deverá, ainda, informar o número do benefício e confirmar a nova data e horário escolhidos.

Agora, se você compareceu à agência no horário agendado mas não conseguiu ser atendido, a orientação é abrir uma reclamação pelo Fala.BR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.