Meu Auxílio Brasil não caiu na conta: o que fazer? Aprenda a contestar a decisão

Beneficiários com o Auxílio Brasil suspenso podem entrar com um pedido de contestação. Na última semana, a Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento de mais uma rodada do projeto social. Para os cidadãos que tiveram o salário social bloqueado, há uma forma de recuperá-lo. Confira.

Meu Auxílio Brasil não caiu na conta: o que fazer? Aprenda a contestar a decisão (Imagem: FDR)
Meu Auxílio Brasil não caiu na conta: o que fazer? Aprenda a contestar a decisão (Imagem: FDR)

Uma nova rodada do Auxílio Brasil foi iniciada, mas nem todos os segurados estão com os salários sociais na conta. Para quem foi surpreendido com o bloqueio do benefício, há uma forma de contestar a decisão do poder público, sendo necessário comprar ter o direito de permanecer na folha de pagamentos.

O que fazer se Auxílio Brasil estiver bloqueado?

Em caso de bloqueio, o cidadão deve ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município e apresentar os seguintes documentos:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do RF);
  • Documento de identificação (de cada membro da família);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver)

Após a análise da assistente social, será emitido um pedido de revisão nos dados do titular. O Ministério da Cidadania tem até 30 dias para dar uma resposta afirmando a devolução do abono ou justificando sua exclusão.

É válido ressaltar que a atualização dos dados no CadÚnico é essencial para permanecer no projeto.

Atualizar o CadÚnico pela internet?

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.