Meu Auxílio Brasil não caiu na conta: o que fazer? Aprenda a contestar a decisão

Beneficiários com o Auxílio Brasil suspenso podem entrar com um pedido de contestação. Na última semana, a Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento de mais uma rodada do projeto social. Para os cidadãos que tiveram o salário social bloqueado, há uma forma de recuperá-lo. Confira.

Meu Auxílio Brasil não caiu na conta: o que fazer? Aprenda a contestar a decisão (Imagem: FDR)
Meu Auxílio Brasil não caiu na conta: o que fazer? Aprenda a contestar a decisão (Imagem: FDR)

Uma nova rodada do Auxílio Brasil foi iniciada, mas nem todos os segurados estão com os salários sociais na conta. Para quem foi surpreendido com o bloqueio do benefício, há uma forma de contestar a decisão do poder público, sendo necessário comprar ter o direito de permanecer na folha de pagamentos.

O que fazer se Auxílio Brasil estiver bloqueado?

Em caso de bloqueio, o cidadão deve ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município e apresentar os seguintes documentos:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do RF);
  • Documento de identificação (de cada membro da família);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver)

Após a análise da assistente social, será emitido um pedido de revisão nos dados do titular. O Ministério da Cidadania tem até 30 dias para dar uma resposta afirmando a devolução do abono ou justificando sua exclusão.

É válido ressaltar que a atualização dos dados no CadÚnico é essencial para permanecer no projeto.

Atualizar o CadÚnico pela internet?

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.