Diante da alta Selic para 12,75% ao ano e a possibilidade de novas elevações até o fim do ciclo, a rentabilidade dos Certificados de Depósito Interbancário (CDBs) prefixados precisou aumentar muito acima da taxa de juros. Isso para que a rentabilidade desses investimentos não ficasse defasada rapidamente.
Essa indicação foi observada no levantamento realizado pela Quantum Finance, empresa de soluções para o mercado financeiro, a pedido do InfoMoney.
Por exemplo, entre os dias 9 e 20 de maio, os papéis com vencimento em seis meses eram os que proporcionavam a maior taxa máxima. O rendimento era de 15,38% ao ano.
Este percentual está acima do observado no levantamento anterior, entre 24 de abril de 6 de maio, de 13,62% ao ano. O Banco Master era o emissor do papel.
De acordo com a agência Fitch Ratings, a classificação de risco nacional da instituição no longo prazo é de BBB-. Isso indica que o banco tem boa qualidade de crédito, mas não está entre as mais bem avaliadas. A melhor avaliação é AAA.
Também se destacam os CDBs prefixados com vencimento em dois anos. No período analisado, o retorno máximo concedido era de 14,85% ao ano. Este percentual foi concedido pela BRK Financeira. O retorno está acima dos 13,72% ao ano visto na quinzena anterior.
Retornos brutos dos investimentos de baixo risco
Estes foram os retornos máximos brutos oferecidos por CDBs prefixados, entre os dias 9 e 20 de maio, conforme variados prazos de vencimento:
- Banco BTG Pactual: 13,53% ao ano (prazo de 3 meses)
- Banco Master: 15,38% ao ano (prazo de 6 meses)
- Banco C6: 14,30% ao ano (prazo de 12 meses)
- BRK Financeira: 14,85% ao ano (prazo de 24 meses)
- Banco BTG Pactual: 12,70% ao ano (prazo de 36+ meses)
Para realizar as aplicações nestes investimentos de baixo risco, a pessoa deve acessar a plataforma das respectivas instituições de interesse — e escolher pelos CDBs prefixados.
O CDB prefixado é uma aplicação de renda fixa que possibilita que o cidadão saiba, no momento do investimento, quanto o dinheiro renderá até a data de vencimento do título.
Esse título é emitido por um banco e pode ser encontrado em corretoras de investimentos. Em cada emissor da aplicação, detalhes sobre como o investimento deve ser feito pode mudar.