FGTS: aniversariantes de junho têm até a próxima semana para solicitar o saque aniversário

A cada mês uma nova rodada do saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Agora, é a vez dos aniversariantes de maio resgatarem uma parte do saldo em conta. Para este grupo, o prazo do saque aniversário vai até o dia 29 de julho. 

FGTS: aniversariantes de junho têm até a próxima semana para solicitar o saque aniversário
FGTS: aniversariantes de junho têm até a próxima semana para solicitar o saque aniversário. (Imagem: FDR)

Enquanto isso, os trabalhadores nascidos em junho que desejam migrar para o saque aniversário têm até a próxima semana para solicitar o FGTS anual. Isso porque, o período de resgate do recurso para este grupo começa no dia 1º de junho e vai até o dia 31 de agosto. 

Nota-se que as liberações são pontuais, sempre começando no mês de aniversário do trabalhador e se estendendo por mais dois meses para garantir tal oportunidade. No entanto, é essencial que estes trabalhadores formalizem a opção pelo saque aniversário junto ao aplicativo oficial do FGTS e aguardem a confirmação do pedido. 

No mesmo ato, devem ser fornecidos os dados de uma conta bancária ativa, na qual os valores serão depositados no decorrer do mês. Criado em 2019, o saque aniversário é a modalidade que permite ao trabalhador efetuar o resgate parcial do FGTS. 

Uma vez ao ano, sempre durante o mês de aniversário do trabalhador, como o próprio nome indica. É possível reaver até 50% do valor total depositado em contas de trabalhos anteriores ou do atual. 

Por outro lado, é importante estar ciente de que, este modelo impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS mesmo se ele for demitido sem justa causa. Isso porque, o prazo de vigência do saque aniversário é de dois anos, período no qual ele fica impossibilidade de efetivar uma nova troca no modelo de saque do FGTS. 

Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Calendário do saque aniversário em 2022

  • Aniversariantes de janeiro: de 3 de janeiro a 31 de março;
  • Aniversariantes de fevereiro: de 1º de fevereiro a 29 de abril;
  • Aniversariantes de março: de 1º de março a 31 de maio;
  • Aniversariantes de abril: de 1º de abril a 30 de junho;
  • Aniversariantes de maio: de 2 de maio a 29 de julho;
  • Aniversariantes de junho: de 1º de junho a 31 de agosto;
  • Aniversariantes de julho: de 1º de julho a 30 de setembro;
  • Aniversariantes de agosto: de 1º de agosto a 28 de outubro;
  • Aniversariantes de setembro: de 1º de setembro a 30 de novembro;
  • Aniversariantes de outubro: de 3 de outubro a 30 de dezembro;
  • Aniversariantes de novembro: de 1º de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023;
  • Aniversariantes de dezembro: de 1º de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023;

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.