Restituição do Imposto de Renda começa a ser paga nesta semana por Pix; confira o calendário

O Imposto de Renda 2022 trouxe algumas novidades para os contribuintes. Entre elas está a possibilidade de receber a restituição e de pagar o tributo por Pix, nova ferramenta de pagamento instantâneo à disposição dos brasileiros.

O primeiro lote da restituição será entregue no fim deste mês, contemplando aqueles que entregaram a declaração no início do prazo e os casos de prioridade. Confira o cronograma completo do IR 2022 e como é possível ter acesso às novas ferramentas disponibilizadas pela Receita.

Restituição por Pix: como funcionará?

A restituição do Imposto de Renda por Pix será disponibilizada para os contribuintes que possuírem uma chave Pix igual ao CPF do titular informado na declaração. Os demais tipos de chave (e-mail, telefone ou aleatório) não serão aceitos para essa funcionalidade.

Quem desejar receber a restituição por Pix deverá marcar essa opção ao fazer essa declaração. Dessa forma, não precisará informar uma conta bancária para receber o crédito. Se ainda não tiver uma chave Pix com o CPF, basta criar uma, o que pode ser feito facilmente. Veja como.

Cronograma da restituição do IR 2022

As restituições do Imposto de Renda 2022 começam a ser pagas no dia 31 de maio, que também é o último dia para entregar a declaração. Confira as datas de entrega de todos os lotes:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Os primeiros a serem contemplados com a restituição serão aqueles que entregaram a declaração nos primeiros dias do prazo. Também terão prioridade os contribuintes idosos, portadores de deficiência física ou mental e os que têm no magistério a principal fonte de renda.

O prazo de entrega das declarações começou em 7 de março e estava previsto para durar até 29 de abril, mas foi prorrogado para 31 de maio.

Também é possível pagar Imposto de Renda por Pix?

Sim. Este ano, a Receita Federal também permitirá o pagamento do Imposto de Renda via Pix. Será disponibilizado um QR Code na DARF do tributo, no canto inferior direito, para esse fim. O contribuinte deve fazer o rastreamento a partir do app do banco e confirmar o pagamento por Pix.

A DARF também apresentará um código de barras, para quem preferir pagar por esse meio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.