Passar cartão sem maquininha já é realidade no Nubank; saiba mais

Na última quinta-feira (19), o Nubank anunciou o lançamento do NuTap. Esta é uma maquininha de cartão totalmente digital que funciona diretamente no celular de clientes da conta jurídica da fintech.

Passar cartão sem maquininha já é realidade no Nubank; saiba mais
Passar cartão sem maquininha já é realidade no Nubank; saiba mais (Imagem: Montagem/FDR)

Com este lançamento, os clientes do Nubank não precisarão de um dispositivo extra para fazer transações via cartão — no crédito ou débito. Ao abrir o aplicativo da conta PJ do Nubank, e acessar a área destinada ao NuTap, o próprio smartphone se torna uma máquina de cartão.

O que é o NuTap do Nubank

Com o NuTap, os usuários poderão efetuar pagamentos no crédito e débito, diretamente no celular. A operação acontece dentro do próprio app da conta PJ da fintech.

O recurso funciona por meio da tecnologia NFC, que possibilita pagamentos por aproximação. Este recurso também se chama contactless.

Desse modo, basta que o cliente aproxime o cartão na parte de trás no smartphone para que seja feita a transação.

A operação acontece com total segurança. Os dados e senha do cartão são protegidos por criptográficas. Essas informações não compartilhadas com os lojistas.

Para quem utiliza carteira digital no smartwatch ou celular, do mesmo modo, também pode pagar.

O NuTap, além de centralizar todas as informações de pagamento em apenas um lugar, não possui custo de adesão ou mensalidade.

O Nubank informa que a funcionalidade conta com taxas transparentes e claras — até 30% abaixo das principais marcas do mercado, sem volume mínimo de vendas atrelado. A plataforma ainda disponibiliza Pix gratuito.

Essa maquininha aceita, como forma de pagamentos, as bandeiras Visa e Mastercard.

Para quem deseja utilizar a ferramenta, pode fazer o pedido diretamente no aplicativo da conta PJ. Assim que for finalizada a instalação, os clientes já podem começar a utilizar os diferenciais dessa maquininha digital.

Quem pode ter a maquininha digital do Nubank

No momento, o NuTap está disponível apenas para clientes da conta PJ do Nubank com sócio único e com celulares Android. Ainda é necessário que o telefone possua a tecnologia NFC habilitada nele.

Ao acessar o aplicativo, o interessado consegue fazer o pedido clicando no botão “Conheça o NuTap”.

Para descobrir se o aparelho atende aos critérios de elegibilidade e aos padrões de segurança do Nubank, a fintech realiza uma análise de conta e do celular. Caso tudo esteja certo — e o dispositivo seja elegível para ter o NuTap —, basta continuar e finalizar a solicitação.

Como esse produto está em fase inicial, ele será oferecido aos poucos para toda a base de clientes. Apesar disso, o banco digital tem o objetivo de expandir a solução aos usuários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.