Siga estas dicas feitas por especialistas para você fazer empréstimos de forma segura

Em momentos em que a economia do país não vai muito bem, como o atual, tomar empréstimos pode ser uma solução, tanto para pessoas físicas, como para empresas. Especialistas explicam que o crédito alavancar os negócios, mas que os empreendedores devem tomar cuidado para que a dívida não se torne uma armadilha. Confira.

Dicas sobre empréstimo para empreendedores

Especialistas em finanças explicam que o empreendedor deve pesquisar bastante sobre o tipo de empréstimo que deseja tomar, em que finalidade ele será usado e se há realmente condições de pagá-lo.

A influencer Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, diz que as empresas precisam se organizar primeiro antes contratar o crédito. É preciso montar um fluxo de caixa e pôr as contas da empresa em ordem.

Ela também explica que os empréstimos são mais indicados para alguns tipos de investimentos. Giovanni Bevilaqcua, analista do Sebrae, lembra que a compra de máquinas e equipamentos é uma excelente razão para se tomar crédito e que as instituições financeiras contam com linhas com condições mais vantajosas para essa finalidade.

Weniston Ricardo, também analista do Sebrae, destaca que o empreendedor deve saber que garantias pode dar para o empréstimo. Veículos, imóveis e máquinas podem ser usados como garantia, de modo a tornar as condições do crédito mais vantajosas.

Empréstimo e endividamento

Os especialistas explicam que mesmo quem está endividado pode pegar empréstimos, desde que as condições sejam mais vantajosas do que a dívida atual. É preciso contratar um crédito com taxa de juros menor ou montante e prazo de pagamento maiores que os do débito ou do empréstimo contratado anteriormente.

Nath Finanças aconselha o empreendedor a não se encher de dívidas. Para ela, é necessário quitar os empréstimos com maior juros primeiro, ou quitar os de menor juros e ficar apenas com um.

Quais empréstimos são mais recomendados?

As linhas de crédito de instituições públicas geralmente são as mais recomendadas para empreendedores. O Banco do Brasil, a Caixa e o BNDES, entre outros, oferecem empréstimos voltados especialmente para micro e pequenas empresas, com taxas de juros e prazos de pagamento mais vantajosos.

Cooperativas de crédito, como Sicoob e Sicredi, também se destacam quando o assunto é empréstimo para empreendedores.

Além disso, o governo federal também vem criando linhas de crédito especiais para pequenos negócios. No fim de abril, por exemplo, foram liberados R$ 23 bilhões para operações através da Caixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.