Urgente! Governo faz nova revisão no Cadastro Único; saiba como garantir o seu benefício

Ministério da Cidadania reforça a fiscalização no pagamento do Auxílio Brasil. Na próxima semana, a Caixa Econômica voltará a pagar as mensalidades do projeto. No entanto, antes disso, o poder público vem revisando os dados dos beneficiários através do Cadastro Único. Abaixo, saiba como não cair nessa malha filha.

Urgente! Governo faz nova revisão no Cadastro Único; saiba como garantir o seu benefício (Imagem: FDR)
Urgente! Governo faz nova revisão no Cadastro Único; saiba como garantir o seu benefício (Imagem: FDR)

Antes de iniciar um novo pagamento pelo Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania mensalmente faz uma revisão nos dados da população pelo Cadastro Único. É na plataforma que ficam registradas todas as informações de identificação, renda, endereço e meios de contato dos beneficiários.

Para maio, é possível que haja corte na lista total de contemplados, que atualmente é de 18 milhões de pessoas. O reajuste deve acontecer uma vez em que a fila de entrada do programa acumula mais de 1 milhão de cidadãos em espera. Ou seja, o poder público precisa tirar quem atualmente é contemplado para inserir novos registros.

Como evitar cair na malha fina do Cadastro Único?

A principal forma de não ter o benefício cancelado é fazendo a atualização dos dados. O procedimento pode ser feito pela internet, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.