Notícia faz ações da XP subirem 8%; descubra o aconteceu

Nesta quinta-feira (12), as ações da XP registraram grande aumento na Nasdaq. A valorização ocorre em meio à notícia de que a corretora americana Charles Schwab vem estreitando diálogos sobre uma possível compra de ativos da XP detidas pelo Itau. A Informação foi divulgada pelo Pipeline.

Notícia faz ações da XP subirem 8%; descubra o aconteceu
Notícia faz ações da XP subirem 8%; descubra o aconteceu (Imagem: Montagem/FDR)

No fechamento, as ações da XP tiveram elevação de 8,24%, a US$ 19,58. Apesar dessa valorização, os ativos seguem em desvalorização de 32,46% na bolsa de valores nos Estados Unidos.

Também nesta quinta-feira, a corretora brasileira comunicou a criação da XTAGE. Esta é uma nova plataforma de negociação de ativos digitais. O desenvolvimento acontece em parceria com o mesmo grupo que opera a bolsa de tecnologia Nasdaq.

Já na noite desta quarta-feira (11), a empresa informou que seu conselho de administração aprovou um programa de recompra de até R$ 1 bilhão em ações classe A. Essa operação possui prazo até 12 de maio de 2023.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Ações da XP sobem após notícia de interesse de corretora americana em fatia do Itaú

Há duas semanas, o Itaú exerceu a opção de compra de mais de 11,36% na XP. Após isso, investidores passaram a abordar, diretamente, a XP e o banco sobre uma possível aquisição desses ativos.

Segundo apurado pelo Pipeline, site de negócios do Valor, um dos interessados que vem estreitando conversas com a XP é a Charles Schwab.

De acordo com fontes, a XP possui total interesse em encurtar diálogo com a corretora americana — inserindo um novo sócio estratégico que ocupe o espaço que o Itaú tinha em seu capital.

A Charles Schwab foi a inspiração da XP para se transformar em plataforma de investimentos de varejo. A aproximação entre as empresas não acontece pela primeira vez. Anos atrás, a americana chegou a avaliar um aporte na brasileira. Contudo, o tamanho do negócio ainda não fazia sentido para a estrangeira.

Conforme uma fonte, mesmo que o vendedor seja o Itaú, a XP vem se engajando diretamente nessa questão — para uma conclusão que faça sentido para a empresa no longo prazo. Isso porque o interesse é da própria XP, e não do vendedor e concorrente.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile