Notícia faz ações da XP subirem 8%; descubra o aconteceu

Nesta quinta-feira (12), as ações da XP registraram grande aumento na Nasdaq. A valorização ocorre em meio à notícia de que a corretora americana Charles Schwab vem estreitando diálogos sobre uma possível compra de ativos da XP detidas pelo Itau. A Informação foi divulgada pelo Pipeline.

Notícia faz ações da XP subirem 8%; descubra o aconteceu
Notícia faz ações da XP subirem 8%; descubra o aconteceu (Imagem: Montagem/FDR)

No fechamento, as ações da XP tiveram elevação de 8,24%, a US$ 19,58. Apesar dessa valorização, os ativos seguem em desvalorização de 32,46% na bolsa de valores nos Estados Unidos.

Também nesta quinta-feira, a corretora brasileira comunicou a criação da XTAGE. Esta é uma nova plataforma de negociação de ativos digitais. O desenvolvimento acontece em parceria com o mesmo grupo que opera a bolsa de tecnologia Nasdaq.

Já na noite desta quarta-feira (11), a empresa informou que seu conselho de administração aprovou um programa de recompra de até R$ 1 bilhão em ações classe A. Essa operação possui prazo até 12 de maio de 2023.

Ações da XP sobem após notícia de interesse de corretora americana em fatia do Itaú

Há duas semanas, o Itaú exerceu a opção de compra de mais de 11,36% na XP. Após isso, investidores passaram a abordar, diretamente, a XP e o banco sobre uma possível aquisição desses ativos.

Segundo apurado pelo Pipeline, site de negócios do Valor, um dos interessados que vem estreitando conversas com a XP é a Charles Schwab.

De acordo com fontes, a XP possui total interesse em encurtar diálogo com a corretora americana — inserindo um novo sócio estratégico que ocupe o espaço que o Itaú tinha em seu capital.

A Charles Schwab foi a inspiração da XP para se transformar em plataforma de investimentos de varejo. A aproximação entre as empresas não acontece pela primeira vez. Anos atrás, a americana chegou a avaliar um aporte na brasileira. Contudo, o tamanho do negócio ainda não fazia sentido para a estrangeira.

Conforme uma fonte, mesmo que o vendedor seja o Itaú, a XP vem se engajando diretamente nessa questão — para uma conclusão que faça sentido para a empresa no longo prazo. Isso porque o interesse é da própria XP, e não do vendedor e concorrente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.