Fies: descubra qual foi o presidente que criou o programa

Programa é atribuído ao governo Lula, mas, na verdade é anterior a ele. O Fies beneficia todos os anos a centenas de estudantes que têm o sonho de fazer uma graduação; conheça melhor a origem do programa.

Fies: descubra qual foi o presidente que criou o programa
Fies: descubra qual foi o presidente que criou o programa (Imagem: FDR)

Recentemente o Fundo de Financiamento Estudantil foi alvo de um intenso debate no Twitter após a ex-BBB Jessilane afirmar que se formou pelo Fies e que ele seria uma criação do governo Lula.

Imediatamente o atual presidente, Bolsonaro, respondeu corrigindo a fala da professora.

Quem criou o Fies?

O programa foi efetivamente criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso (FHC) em 1999, no ano de 2001 que ele virou LEI No 10.260 e passou a “substituir” o Programa de Crédito Educativo (Creduc), que existia desde 1975.

Acontece que Lula foi importante, pois, ele ampliou o programa possibilitando que mais pessoas utilizassem o financiamento.

Foi Lula quem primeiro modificou o programa interrompendo a taxa de juros e o prazo para quitar o financiamento foi aumentado em 3 vezes.

Além disso, o agente operador, que até então era a Caixa Econômica Federal, passou a ser o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Também foi retirada a obrigatoriedade do fiador para a contratação do financiamento.

Por outro lado, em 2016 o Tribunal de Contas da União (TCU) produziu um relatório em que mostra que o orçamento necessário para suprir os contratos assinados entre 2010 e 2016 cresceu 600%.

Na conclusão do TCU não houve um planejamento para essa expansão do programa, o que, consequentemente, pode afetar o desenvolvimento do programa.

Conheça o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar estudantes para cursos de graduação em instituições particulares de todo o país.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter feito o Enem a partir de 2010;
  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota acima de zero na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários-mínimos.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.