Enem 2022: confira tudo o que você pode fazer com a nota da prova

Com inscrições abertas até o próximo dia 21, o Enem 2022 pode ser a sua chance de conquistar uma vaga na universidade. São várias formas de utilizar a nota no Brasil e até mesmo fora dele; confira.

Enem 2022: confira tudo o que você pode fazer com a nota da prova
Enem 2022: confira tudo o que você pode fazer com a nota da prova (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio já é a principal porta de entrada no ensino superior no nosso país, pois, possibilita que com a nota de um único exame o estudante concorra a vagas em diversos processos seletivos.

Nesse ano as provas, tanto impressa quanto digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

 Formas de usar a nota do Enem 2022

Sistema de Seleção Unificada

No SiSU, o estudante concorre a vagas em cursos de instituições públicas.

Para participar é necessário ter feito o exame e não ter zerado a redação; a única restrição é quanto aos candidatos treineiros.

Programa Universidade Para Todos

O Prouni concede bolsas de estudos (50% ou 100%) em cursos de instituições particulares.

Ele passa por reformulação que permitirá a participação de estudantes que concluíram o ensino médio em escola da rede particular na condição de pagante.

De modo geral para participar o estudante precisa atender ao seguinte critério: Ter renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos.

Nesse caso, quem já possui nível superior não pode concorrer.

Fundo de Financiamento Estudantil

No Fies, o crédito pode ser de 50% ou 100%, sendo que o pagamento é feito após a conclusão do curso; durante a formação o estudante precisa pagar algumas parcelas referentes aos encargos bancários.

Instituições particulares

Em todo o país diversas instituições fazem seleções próprias para preenchimento das vagas, geralmente é concedido até mesmo descontos nas mensalidades para os candidatos que usam a nota do exame.

Para saber sobre essa seleção é necessário procurar diretamente a instituição em que se pretende estudar, lá você pode ter informações sobre o regulamento e critérios de participação.

Universidades internacionais

Além das seleções nacionais, com o Enem 2022 você pode concorrer a vagas em instituições internacionais; o exame é aceito em universidades de Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.

Nesse caso a seleção é feita pela própria universidade que define os critérios e pode até mesmo realizar outras etapas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.