Governo afirma que novo saque do FGTS reduzirá as dívidas da população; entenda

Governo Federal se mostra otimista com os impactos do FGTS extraordinário. Nessa semana, o Ministério da Economia se pronunciou sobre a concessão dos valores vinculados ao fundo de garantia. Com os cidadãos recebendo R$ 1 mil, espera-se que o PIB nacional cresça. Entenda como isso te afeta.

Governo afirma que novo saque do FGTS reduzirá as dívidas da população (Imagem: FDR)
Governo afirma que novo saque do FGTS reduzirá as dívidas da população (Imagem: FDR)

Com o país em crise econômica, o Governo Federal vem buscando por alternativa para minimizar os impactos da sua instabilidade política. Recentemente, foi aprovada a concessão do saque extraordinário de R$ 1 mil pelo FGTS.

Situação econômica do Brasil

De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75% das famílias brasileiras estão endividadas. O número sinaliza o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em 2010.

Diante dessa realidade, o poder público federal vem aprovando uma série de pagamentos extras. O 13º salário do INSS foi novamente antecipado e o FGTS extraordinário já está caindo nas contas poupança da população.

“O objetivo esperado dessa medida é ajudar as famílias nesse endividamento”, afirma o secretário de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, Pedro Calhman.

Nas liberações anteriores do FGTS teve um impacto muito significativo no pagamento de contas”, prossegue Calhman. Suas afirmações, ele explicou, foram elaboradas com base em um estudo publicado no início do mês pela Secretaria de Política Econômica (SPE).

O relatório garante ainda que o saque extraordinário amenizará “a situação financeira daqueles trabalhadores que estão com a renda comprometida com o pagamento de dívidas ou contas em atraso”.

É esperado que o benefício reduza cerca de 13% dos indicativos de dívida apenas na cidade de São Paulo. “Esse mesmo impacto vai se refletir em todo o país”, prevê o secretário.

Calendário do saque extraordinário do FGTS

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril;
  • Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
  • Nascidos em março: 04 de maio;
  • Nascidos em abril: 11 de maio;
  • Nascidos em maio: 14 de maio;
  • Nascidos em junho: 18 de maio;
  • Nascidos em julho: 21 de abril;
  • Nascidos em agosto: 25 de abril;
  • Nascidos em setembro: 28 de abril;
  • Nascidos em outubro: 1º de junho;
  • Nascidos em novembro: 08 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.