Governo afirma que novo saque do FGTS reduzirá as dívidas da população; entenda

Governo Federal se mostra otimista com os impactos do FGTS extraordinário. Nessa semana, o Ministério da Economia se pronunciou sobre a concessão dos valores vinculados ao fundo de garantia. Com os cidadãos recebendo R$ 1 mil, espera-se que o PIB nacional cresça. Entenda como isso te afeta.

Governo afirma que novo saque do FGTS reduzirá as dívidas da população (Imagem: FDR)
Governo afirma que novo saque do FGTS reduzirá as dívidas da população (Imagem: FDR)

Com o país em crise econômica, o Governo Federal vem buscando por alternativa para minimizar os impactos da sua instabilidade política. Recentemente, foi aprovada a concessão do saque extraordinário de R$ 1 mil pelo FGTS.

Situação econômica do Brasil

De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75% das famílias brasileiras estão endividadas. O número sinaliza o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em 2010.

Diante dessa realidade, o poder público federal vem aprovando uma série de pagamentos extras. O 13º salário do INSS foi novamente antecipado e o FGTS extraordinário já está caindo nas contas poupança da população.

“O objetivo esperado dessa medida é ajudar as famílias nesse endividamento”, afirma o secretário de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, Pedro Calhman.

Nas liberações anteriores do FGTS teve um impacto muito significativo no pagamento de contas”, prossegue Calhman. Suas afirmações, ele explicou, foram elaboradas com base em um estudo publicado no início do mês pela Secretaria de Política Econômica (SPE).

O relatório garante ainda que o saque extraordinário amenizará “a situação financeira daqueles trabalhadores que estão com a renda comprometida com o pagamento de dívidas ou contas em atraso”.

É esperado que o benefício reduza cerca de 13% dos indicativos de dívida apenas na cidade de São Paulo. “Esse mesmo impacto vai se refletir em todo o país”, prevê o secretário.

Calendário do saque extraordinário do FGTS

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril;
  • Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
  • Nascidos em março: 04 de maio;
  • Nascidos em abril: 11 de maio;
  • Nascidos em maio: 14 de maio;
  • Nascidos em junho: 18 de maio;
  • Nascidos em julho: 21 de abril;
  • Nascidos em agosto: 25 de abril;
  • Nascidos em setembro: 28 de abril;
  • Nascidos em outubro: 1º de junho;
  • Nascidos em novembro: 08 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.