Crise no INSS: 50 mil perícias são remarcadas; concessão dos benefícios vai atrasar?

A greve dos servidores e médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permanece em greve há mais de um mês. O resultado foi a remarcação de cerca de 50 mil perícias médicas em meio à crise do INSS. 

Crise no INSS: 50 mil perícias são remarcadas atrasando a concessão dos benefícios
Crise no INSS: 50 mil perícias são remarcadas atrasando a concessão dos benefícios. (Imagem: FDR)

O apanhado foi feito pela Associação Nacional de Peritos Médicos (ANPM), responsável por representar a categoria. No entanto, é importante evidenciar que o número é uma realidade exclusiva do Estado do Rio de Janeiro (RJ), indicando um cenário ainda mais grave pelo restante do país. 

Em contrapartida, os beneficiários que dependem da realização deste serviço, mantêm a esperança de uma solução para o impasse junto ao poder público o quanto antes. A greve iniciada no dia 30 de março, já conta com a adesão de 70% dos profissionais. 

Perícia INSS pela internet: Como agendar? Guia completo de serviços Meu INSS

O clamor dos servidores e médicos peritos do INSS é pelo reajuste salarial, revisão de benefícios e ajustes no plano de carreira. Enquanto isso, o Ministério do Trabalho e Previdência instrui os segurados que tinham serviços agendados nestes últimos dias em que o instituto está em greve para que façam o reagendamento do atendimento.

É importante explicar que, de toda forma, o órgão irá considerar na data original registrada como data de entrada do requerimento para seguir com os atendimentos e evitar prejuízo financeiro aos segurados. No caso específico dos segurados do INSS submetidos à perícia médica, a remarcação do procedimento deve ser feita pelo Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

O procedimento é bem simples, basta escolher o meio pelo qual deseja fazer o reagendamento e seguir o passo a passo descrito. Observe. 

Meu INSS – aplicativo 

Meu INSS – site 

Central de Atendimento – telefone 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile