Saiba porque a assessora do presidente do INSS interrompeu sua entrevista na Globo

Presidente do INSS tem entrevista interrompida por sua assessoria. Na última semana, em matéria gravada para a TV Globo, o novo gestor da previdência social, teve sua fala suspensa pela própria equipe de comunicação do órgão. O caso aconteceu ao ser questionado pela jornalista Mônica Carvalho, sobre as novas regras para análise dos benefícios. Entenda.

INSS: saiba porque a assessora do presidente do INSS interrompeu sua entrevista na Globo (Imagem: FDR)
Saiba porque a assessora do presidente do INSS interrompeu sua entrevista na Globo (Imagem: FDR)

Há semanas o INSS está em crise devido ao atraso na concessão de seus benefícios. Para falar sobre o assunto, o novo presidente do órgão, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, participou de uma entrevista com a TV Globo. No entanto, foi surpreendido pela sua própria assessora.

O que o INSS tem a esconder?

O principal motivo pelo qual a assessora interrompeu a fala de Gasteldello foram os atrasos do INSS. A jornalista o questionou sobre o aumento no volume de trabalho por parte dos servidores que estão aderindo a greve. No entanto, a líder da equipe de comunicação tomou à frente das câmeras afirmando que agenda estava “muito corrida”, impedindo que o gestor respondesse sobre.

“É verdade ou possível que os analistas estejam decidindo mais rapidamente pelo indeferimento para desafogar o trabalho?”, questionou a jornalista. No entanto, o Gasteldello saiu do ar sem responder.

Atualmente o INSS se encontra com cerca de 1 milhão de benefícios aguardando pela aprovação. A principal dificuldade tem sido a realização das perícias médicas que estão sem profissionais para o desenvolvimento.

MEU INSS: Como agendar atendimento presencial pelo aplicativo?

Os peritos do INSS se mantêm em greve, lutando por melhores condições de trabalho. Contrapartida, o Governo Federal aprovou a concessão dos abonos sem a avaliação de saúde realizada pelo INSS.

Agora, os cidadãos conseguem o parecer de aprovação a partir da exibição de atestados e demais exames que comprovem a incapacidade de trabalho.

Ainda não há uma previsão de resolução imediata para os atrasos do INSS que nesse momento acumula bilhões em multas gerenciadas pela Justiça Federal. É válido ressaltar que quanto maior for a inadimplência do órgão, mais fundo fica o rombo no orçamento da União.

Para mais informações sobre a greve e atrasos do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Por meio dela, você consegue ter acesso aos principais informes do órgão.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile