Saiba porque a assessora do presidente do INSS interrompeu sua entrevista na Globo

Presidente do INSS tem entrevista interrompida por sua assessoria. Na última semana, em matéria gravada para a TV Globo, o novo gestor da previdência social, teve sua fala suspensa pela própria equipe de comunicação do órgão. O caso aconteceu ao ser questionado pela jornalista Mônica Carvalho, sobre as novas regras para análise dos benefícios. Entenda.

INSS: saiba porque a assessora do presidente do INSS interrompeu sua entrevista na Globo (Imagem: FDR)
Saiba porque a assessora do presidente do INSS interrompeu sua entrevista na Globo (Imagem: FDR)

Há semanas o INSS está em crise devido ao atraso na concessão de seus benefícios. Para falar sobre o assunto, o novo presidente do órgão, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, participou de uma entrevista com a TV Globo. No entanto, foi surpreendido pela sua própria assessora.

O que o INSS tem a esconder?

O principal motivo pelo qual a assessora interrompeu a fala de Gasteldello foram os atrasos do INSS. A jornalista o questionou sobre o aumento no volume de trabalho por parte dos servidores que estão aderindo a greve. No entanto, a líder da equipe de comunicação tomou à frente das câmeras afirmando que agenda estava “muito corrida”, impedindo que o gestor respondesse sobre.

“É verdade ou possível que os analistas estejam decidindo mais rapidamente pelo indeferimento para desafogar o trabalho?”, questionou a jornalista. No entanto, o Gasteldello saiu do ar sem responder.

Atualmente o INSS se encontra com cerca de 1 milhão de benefícios aguardando pela aprovação. A principal dificuldade tem sido a realização das perícias médicas que estão sem profissionais para o desenvolvimento.

Os peritos do INSS se mantêm em greve, lutando por melhores condições de trabalho. Contrapartida, o Governo Federal aprovou a concessão dos abonos sem a avaliação de saúde realizada pelo INSS.

Agora, os cidadãos conseguem o parecer de aprovação a partir da exibição de atestados e demais exames que comprovem a incapacidade de trabalho.

Ainda não há uma previsão de resolução imediata para os atrasos do INSS que nesse momento acumula bilhões em multas gerenciadas pela Justiça Federal. É válido ressaltar que quanto maior for a inadimplência do órgão, mais fundo fica o rombo no orçamento da União.

Para mais informações sobre a greve e atrasos do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Por meio dela, você consegue ter acesso aos principais informes do órgão.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.