Imposto de Renda: Receita Federal pagou novo lote da restituição na última sexta (29); quem recebeu?

Na última sexta, 29, a Receita Federal pagou o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de abril de 2022. De acordo com o Fisco, este lote engloba restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário será pago para 210.153 contribuintes e no total o montante é de R$180.556.530,18. Desse total, R$ 72.376.567,04 são destinados para aqueles contribuintes que possuem prioridade legal, sendo: 3.188 idosos acima de 80 anos, 25.119 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 2.295 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.203 contribuintes que tem no magistério  sua maior fonte de renda. Neste lote ainda entraram 170.448 contribuintes não prioritários.

Para conferir se a restituição foi liberada, é preciso acessar o site da Receita, clicar em Meu Imposto de Renda e por fim, Consultar Restituição.

Segundo a Receita, essa página contém orientações e canais de prestação do serviço, que permite a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, através do extrato de processamento, acessado no e-CAC. 

Se o contribuinte encontrar alguma pendência na declaração, é possível retificar o documento, corrigindo os dados que podem estar errados.

Quem preferir pode utilizar o aplicativo da Receita para celulares e tablets. Através dele o contribuinte consegue consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Regras Imposto de Renda 2022: Quem é obrigado a fazer a declaração do IRPF?

O contribuinte recebe o pagamento de sua restituição diretamente na conta bancária que ele informou na Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não for realizado por algum motivo, como a conta informada tiver sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Se por algum motivo o dinheiro não esteja disponível para a retirada, o contribuinte vai precisar entrar em contato com a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para que possa agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, no banco de sua preferência.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile