Elon Musk: descubra como novo dono do Twitter se tornou a pessoa mais rica do mundo

Uma das principais redes sociais do mundo, o Twitter tem novo dono. Trata-se de Elon Musk, homem mais rico do mundo, escolhido pela revista Time como a personalidade do ano em 2021. O negócio recebeu muita atenção nas últimas semanas, de pessoas curiosas para entender os planos do excêntrico bilionário com a aquisição.

Elon Musk em evento de 2013. Imagem: Wikimedia Commons/Dan Taylor/Heisenberg Media

A seguir, explicamos quem é Elon Musk, como ele se tornou a pessoa mais rica do mundo e por que ele comprou o Twitter.

Elon Musk: esmeraldas, carros elétricos e viagens espaciais

Elon Musk nasceu na África do Sul, em 1971. É filho de uma modelo e nutricionista e de um engenheiro eletromecânico que fez fortuna no mercado imobiliário e na exploração de esmeraldas. Os negócios do pai de Musk garantiram um padrão de vida confortável à família e ajudaram o bilionário nos seus primeiros empreendimentos.

Musk se mudou para o Canadá aos 17 anos, onde começou a estudar pela Queen’s University, em Ontário. Pouco depois, ele se mudou para os Estados Unidos, país onde desejava se estabelecer originalmente e onde se graduou em física e economia, em 1995.

Sua carreira no mundo dos negócios sempre esteve ligada à tecnologia. O primeiro empreendimento de sucesso foi a Zip2, uma espécie de guia online desenvolvido para jornais, como o The New York Times. A empresa foi vendida para a Compaq em 1999, por 307 milhões de dólares.

Em seguida, Musk fundou a X.com, empresa de serviços financeiros online que se fundiu com a Confinity, desenvolvedora do PayPal. A ferramenta de transferência de dinheiro acabou virando o nome da nova empresa, negociada com a eBay, gigante do comércio eletrônico, por 1,5 bilhão de dólares em 2002.

Pouco antes dessa venda, Musk criou um dos seus principais negócios, a SpaceX. A companhia de exploração espacial foi a primeira a enviar pessoas normais para o espaço, em 2021, e tem planos de visitas à Marte.

A Tesla é dos principais empreendimentos de Elon Musk. Imagem: Pixabay.

Em 2003, o bilionário criou outro de seus empreendimentos de sucesso, a Tesla, líder mundial no setor de carros elétricos. Outros negócios de Musk incluem a Neuralink, que desenvolve ferramentas para conectar a mente humana com máquinas, e a The Boring Company, que constrói túneis subterrâneos para agilizar o trânsito nas cidades.

Essa carreira de sucesso fez do bilionário sul-africano uma fonte de inspiração para pessoas de todo o mundo, especialmente jovens entusiastas do mundo digital e da inovação científica.

Sua fortuna foi avaliada pela revista Forbes, em 5 de abril, como sendo de 219 bilhões de dólares (R$ 1 trilhão).

Elon Musk e o Twitter

Elon Musk nunca foi o tipo de empresário rico que se esconde dos holofotes. O bilionário, na verdade, gosta de se comunicar com o público e a sua conta no Twitter, com mais de 80 milhões de seguidores, é um dos principais meios de fazer isso.

Ações do Twitter subiram 6% após compra por Musk. Imagem: Pexels/Bret Jordan.

Os posts de Musk na rede social têm conteúdo bem variado e já o colocaram em situações difíceis. Um dos casos mais emblemáticos ocorreu durante a operação de resgate de 12 garotos presos em uma caverna na Tailândia, em 2018.

O empresário ofereceu um submarino da sua companhia Tesla para ser usado no resgate, mas o mergulhador que chefiava a operação recusou a oferta, alegando que o submarino era apenas um protótipo e que a oferta de Musk não passava de um “golpe publicitário”. Em resposta pelo Twiter, o bilionário chamou o mergulhador de “pedófilo”, ato pelo qual foi processado posteriormente.

Os planos de Musk de adquirir a rede social começaram em março deste ano, quando ele comprou 9% das ações da companhia. Depois, em 14 de abril, ele fez uma oferta de 41,5 bilhões de dólares (R$ 200 bilhões) para se tornar acionista majoritário, e ameaçou se livrar das ações já adquiridas caso a oferta não fosse aceita.

Muitos se preocupam com o futuro do Twitter após a compra, devido a declarações feitas pelo próprio Musk. Ele já se mostrou contrário à política de moderação da rede social, da qual ele próprio já foi “vítima”, e disse que “o Twitter precisa ser transformado em uma empresa privada”.

YouTube video player
Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile