13º salário do INSS: sou obrigado a usar o benefício agora? Posso deixar retido no banco?

Segurados do INSS recebem antecipação de salário. Nessa segunda-feira (25), o Governo Federal passou a pagar o abono natalino dos aposentados e pensionistas. O 13º está sendo depositado junto com o valor do mês de abril, com prazo delimitado para retirada. Confira.

13º salário do INSS: sou obrigado a usar o benefício agora? posso deixar retido no banco? (Imagem: FDR)
13º salário do INSS: sou obrigado a usar o benefício agora? posso deixar retido no banco? (Imagem: FDR)

Se você é um aposentado ou pensionista do INSS, fique atento. A primeira parcela do 13º salário começou a ser paga. O valor equivale a 50% da renda fixa do cidadão, enviada mensalmente pela previdência.

Calendário do 13º salário do INSS

Primeira parcela para quem recebe um salário mínimo:

  • Final do benefício 1 – 25/4
  • Final do benefício 2 – 26/4
  • Final do benefício 3 – 27/4
  • Final do benefício 4 – 28/4
  • Final do benefício 5 – 29/4
  • Final do benefício 6 – 2/5
  • Final do benefício 7 – 3/5
  • Final do benefício 8 – 4/5
  • Final do benefício 9 – 5/5
  • Final do benefício 0 – 6/5

Primeira parcela para quem ganha acima de um salário mínimo:

  • Final do benefício 1 e 6 – 2/5
  • Final do benefício 2 e 7 – 3/5
  • Final do benefício 3 e 8 – 4/5
  • Final do benefício 4 e 9 – 5/5
  • Final do benefício 5 e 0 – 6/5

Existe um prazo máximo de saque?

Para quem não deseja utilizar o benefício agora, é possível deixa-lo retido na conta bancária. Diferentemente de abonos como o Auxílio Brasil ou FGTS, o 13º salário do INSS não tem prazo máximo de saque.

Isso significa dizer que é possível deixar a quantia retida em uma conta poupança, sem registrar movimentações. Uma vez em que o valor é direcionado para o cidadão, não há possibilidade de reembolso para o poder público.

É válido ressaltar que os pagamentos do INSS são feitos para as contas bancárias informadas pelos próprios beneficiários na hora de validação do seu cadastro. Ou seja, é total direito escolher quando e como irá utilizar o 13º salário.

Caso você queira investir com o abono, o FDR convidou uma economista para te explicar como utilizar a quantia de forma segura. Em entrevista exclusiva ao portal, ela traz dicas sobre rendimentos, pagamentos por prioridades e mais. Para conferir o material completo, clique aqui.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.