Especialista dá dicas de como utilizar o adiantamento do 13º para aposentados, pensionista

Abono natalino do INSS começa a ser pago na próxima semana. Buscando movimentar o PIB nacional, o Governo Federal aprovou a antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas. O abono será concedido entre abril e maio. Abaixo, um especialista te explica como utilizar a quantia de forma responsável. Confira.

Especialista dá dicas de como utilizar o adiantamento do 13º para aposentados, pensionista (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Especialista dá dicas de como utilizar o adiantamento do 13º para aposentados, pensionista (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Em tempos de crise econômica, a antecipação do 13º salário do INSS deverá beneficiar milhares de segurados. Apesar da liberação parecer positiva, ela precisa ser utilizada de forma responsável uma vez que no fim do ano não haverá um novo pagamento extra.

Para quem está em inadimplência ou financeiramente apertado, o economista e professor parceiro do Centro Universitário FIEO, Marco Antonio Cordeiro, explica como não criar novas dívidas mediante a antecipação do abono.

Em entrevista exclusiva para o FDR, Marco Antonio traz todos os detalhes sobre o pagamento do 13º salário do INSS, com alertas para possíveis golpes e mais. Confira:

Por onde os beneficiários podem ver quando recebem?

As informações podem ser consultadas por telefone, pelo número 135 ou pelo site:  https://meu.inss.gov.br/

Quais são os golpes mais frequentes?

Os golpes mais frequentes, são aqueles em que criminosos, se fazem passar por um Agente do INSS, ou por algum Banco Comercial, principalmente o Banco pelo qual o aposentado recebe sua aposentadoria, solicitando dados, senhas, confirmações de valor do benefício. Outro golpe também são criminosos que tentam vender o empréstimo consignado para o 13º.

Quais são as principais dicas para não cair em golpes?

Não passar nenhuma informação, nem confirmar dados por telefone, whatssap, não abrir arquivos de mensagens enviadas por celular, ou e-mail.

Não fornecer (emprestar), nem por um minuto, o cartão do INSS (para saque bancário) a qualquer desconhecido, mesmo próximo a caixas eletrônicos dizendo ser funcionário do banco. O ideal e entrar na agencia bancaria e solicitar informações ou ajuda para com o caixa eletrônico, de forma que o gerente irá indicar um funcionário para acompanhar o processo. Vale lembrar o INSS não entra em contato com ninguém por telefone ou celular, o sms do INSS possui a indicação do número 280-41.

Os criminosos querem sempre afirmar que “Há um problema” e que o benefício será bloqueado. Todas as tratativas do INSS ficam registradas no portal (site), o qual o beneficiário pode tomar ciência.

Caso aconteça algum golpe, a quem o beneficiário deve recorrer de forma rápida?

Caso sofra um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Como calcular o valor do meu 13º salário já contabilizando os descontos tributários?

A primeira parcela é exatamente 50% do valor do benefício, sem desconto algum. Já a 2º parcela pode incidir Imposto de Renda, (conforme tabela do IRPF em relação ao valor do benefício).

Se eu não for contemplado, como posso acionar o INSS e solicitar o pagamento?

É importante entender as regras pelo site https://meu.inss.gov.br/ , ou até mesmo através do CPF junto ao número de telefone 135, e conforme informações procurar um dos postos da Previdência (INSS).

Quais são os maiores riscos dessa antecipação do 13º salário?

O risco para o brasileiro, que ao longo de uma vida toda, não recebeu educação financeira, é o mau uso do dinheiro, e em muitos casos a partir desse valor contrair um endividamento. Um exemplo, o beneficiado recebe uma quantia e acredita ser possível efetuar uma pequena reforma em sua casa, e após começar a reforma nota que o valor será 3 ou 4 vezes maior que o benefício recebido.

Não utilizar o recurso para liquidar dívidas.

A liberação do valor afeta a minha declaração do Imposto de Renda ou alguma outra obrigação tributária?

Não, porque na verdade esse valor recebido em 2022 de forma antecipada será declarado no IRPF 2023, isto se o valor total de recebimento no ano de 2022 estiver na faixa de valor obrigatório de declaração. Conforme o valor do benefício incidirá ou não o Imposto de Renda na 2º parcela, assim o valor da primeira parcela será maior que o da segunda.

Vou ter direito a um novo 13º salário em dezembro?

Por enquanto não. Há um projeto de lei em trânsito no Congresso Nacional, o qual contempla o pagamento do 14º salário. Mas neste momento não existe, talvez pela agenda política não aconteça em 2022.

Informa algumas dicas de como utilizar esse dinheiro de forma

Consciente. Todo recurso que chega em nossas mãos deve ser bem administrado, e com o 13º salário, não pode ser diferente. Sabemos que o brasileiro com a inflação perdeu significativamente o poder de compra com seus salários, aposentadorias, benefícios, etc. Mas o momento pede calma e cautela.

Para quem possui alguma dívida, o melhor destino para o 13º é negociá-las. Atente-se a palavra “negociar”, ou seja, não pague simplesmente, de posse do dinheiro você tem poder de negociação, exija desconto, um valor diferente para quitar; ou seja, faça com que seu 13º se multiplique dessa forma, negocie ao máximo para que possa fazer outras negociações ou até mesmo sobre algum recurso para você desfrutar.

Para quem, não possui dívidas, não precisa usar o 13º para sair do endividamento, o ideal é migar para o “status de investidor”, assim procurar investir o dinheiro em Ações, CDBs, Títulos do Tesouro, ou até mesmo Poupança, se o prazo previsto para utilização do dinheiro for curto. Na dificuldade da escolha converse com o gerente do seu banco, e peça para ele uma orientação como se o pai ou mãe dele estivesse perguntando….

É importante para o aposentado ter uma reserva, o que poderá trazer uma sensação de segurança e paz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.