Na última sexta-feira o INEP divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa do Enem 2022. Quem não teve esse benefício concedido já pode entrar com recurso; saiba mais sobre esse assunto.
Os preparativos para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 já começaram e a primeira etapa foi a concessão da isenção da taxa de inscrição.
Para conferir se foi contemplado ou não, basta acessar a Página do Participante.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, foram recebidos 1,9 milhão de pedidos se isenção da taxa.
Recurso na Isenção Enem 2022
Se você teve a solicitação de isenção negada ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso a parir de hoje, 25, até a próxima sexta-feira, 29.
Nesse caso, o estudante precisa comprovar a condição que garante a isenção a ele, como ser de baixa renda, estudante da rede pública, entre outros.
“Para justificar a ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022, e anexar a documentação correspondente. No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme listado no anexo II do edital. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB”, informou, por meio de nota, o Inep.
Os resultados das análises dos recursos para pedido de isenção serão divulgados dia 6 de maio.
Vale lembrar que os estudantes isentos da taxa ainda precisam se inscrever para participar do exame.
Pois, a isenção não efetiva a inscrição. Além disso, caso o estudante não tenha acesso a esse benefício, ele terá que se inscrever e pagar a taxa de participação, que será no valor de R$ 85,00.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.