Fies: Governo prorroga prazo para renovação de contratos; saiba o que muda

Os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados até dezembro de 2017 agora terão um novo prazo. O Governo Federal informou que as renovações poderão ser feitas até o dia 30 de abril, prazo válido para os aditamentos dos financiamentos referentes ao primeiro semestre de 2021. 

Fies: Governo prorroga prazo para renovação de contratos; saiba o que muda
Fies: Governo prorroga prazo para renovação de contratos; saiba o que muda. (Imagem: FDR)

O novo prazo de renovação dos contratos do Fies é válido tanto para casos de transferência integral de curso ou de instituição, bem como para a solicitação de ampliação do prazo de uso do financiamento. Destacando que os contratos firmados a partir do Novo Fies, aqueles concedidos desde 2018, contam com um cronograma estabelecido exclusivamente pela Caixa Econômica Federal (CEF). 

Como fazer os aditamentos?

Os aditamentos do Fies devem ser feitos no início de cada semestre através do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), hospedado na página do Ministério da Educação (MEC).

Na hipótese do aditamento não simplificado, aquele submetido a mudanças nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a documentação comprobatória até a instituição financeira responsável pela transação no intuito de concluir a renovação. 

Por outro lado, os aditamentos simplificados requerem apenas a validação do estudante por meio do próprio sistema. O pedido de aditamento costuma ser feito, a princípio, pelas instituições de ensino, para que então, os estudantes validem as informações inseridas pelas universidades no SisFies.

O que é o Fies?

O Fies  tem o objetivo de possibilitar a inserção de estudantes na rede privada de ensino superior para cursos de graduação. Os interessados em obter o financiamento estudantil devem ter participado de, pelo menos, uma edição do Enem a partir de 2010.

Mas não basta ter feito o exame, é preciso ter obtido uma média positiva pelo MEC, bem como nos processos seletivos realizados pelas instituições particulares.

No geral, é preciso apresentar a média igual ou superior a 450 pontos nas cinco últimas provas do Enem, bem como uma nota maior que zero na redação. Não serão aceitos os estudantes que tiverem participado do Enem apenas para treino. 

A lista dos cursos disponíveis pelo Fies pode ser conferida pelo próprio site do programa, tal qual a quantidade de vagas para cada unidade federativa. Para se inscrever no Fies, basta executar o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site do Fies;
  • Clicar no botão “Minha Inscrição”;
  • Selecionar a opção “Fazer Cadastro”;
  • Fazer o login no site GOV.br e preencher o formulário;
  • Concluído o cadastro, o candidato será redirecionado à página do Fies;
  • Clique em “Entrar com GOV.BR”, e forneça o CPF e senha cadastrados;
  • Preencha um novo formulário com todas as informações solicitadas e pronto.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.